ACORDO DE EQUIVALÊNCIA ENTRE UNIÃO EUROPÉIA E ESTADOS UNIDOS HARMONIZA 95% DO MERCADO MUNDIAL DE ORGÂNICOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira abaixo o depoimento de Laura Montenegro, Diretora Técnica / Presidente Argencert Inc, sobre o acordo de equivalência assinado entre União Européia e Estados Unidos durante a BioFach 2012 em Nuremberg.

O principal destaque da BioFach Nuremberg 2012 foi, sem dúvida, o anúncio oficial do acordo de equivalência de produtos orgânicos entre a União Européia e Estados Unidos da América.

A regulamentação da União Européia entrou em vigor em 1992 e nos EUA em 2002 (NOP). Desde então, inúmeras negociações infrutíferas ocorreram até o presente.

Os documentos oficiais foram assinados em Nuremberg (Alemanha), por Dacian Ciolos, Comissário Europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Kathleen Merrigan, vice-secretária de Agricultura dos EUA e Isi Siddiqui, embaixador, negociador-chefe sobre questões agrícolas do Representante de Comércio dos EUA.

Este acordo prevê um valor duplo. Por um lado, os agricultores e produtores de alimentos orgânicos irão se beneficiar de acesso mais fácil, menos burocracia e custos mais baixos para os mercados dos EUA e da UE, reforçando a competitividade do setor.

Também melhora a transparência das regras de produção orgânica e aumento da confiança do consumidor “, disse Dacian Ciolos. “Esta parceria é um passo importante, que coloca as relações comerciais agrícolas entre a UE e os EUA para um novo nível de cooperação.”

Este acordo aplica-se a quase todos os produtos com excepção do vinho. Há também pequenas diferenças no uso de antibióticos na produção animal.

Vamos aguardar os próximos passos deste acordo, quando se saberá mais detalhes quanto a rótulagem.

Por enquanto EUA está na lista de países equivalentes da UE desde o 14 de fevereiro de 2012, portanto, tem os benefícios de tal equivalência, assim como Argentina, Austrália, Israel, Nova Zelândia, Costa Rica, Japão, Índia e Tunísia.

Sem dúvida, a inspiração deste acordo foi o Canadá, que deu o passo inicial para a equivalência com os EUA em 2009 e com UE em 2011, com grande sucesso para todo o setor.

Com esta situação está harmonizada de 95% do mercado mundial de orgânicos.

Laura Montenegro
Diretora Técnica / Presidente
Argencert Inc

___________________________________________________________________________________________________________________

Dias 19 e 20 de junho de 2012, na semana da  Conferência Rio+20,  será realizado o evento Green Rio no Centro de Convenções Bolsa do Rio. Um dos temas do Green Rio será  “Copa Orgânica e Sustentável”.
Para saber mais clique em  www.greenrio.com.br

___________________________________________________________________________________________________________________

<< voltar