UNEP LANÇARÁ CAMPANHA MUNDIAL CONTRA DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM GENEBRA E ROTEIROS DO CHARME PARTICIPARÁ DA CAMPANHA

Think-Eat-Save (Pense, Coma, Preserve) é nova campanha global que será lançada pela UNEP dia 22 de janeiro de 2013 em Genebra, para reduzir o desperdício e as perdas de alimentos ao redor do mundo.

É inacreditável, mas anualmente cerca de um terço de todos os alimentos cultivados e produzidos é despejado em aterros ou perdido ao mau armazenamento ou praga, entre outras razões.

Portanto, esta campanha precisa do envolvimento de todos, do cidadão ao supermercado, da rede hoteleira, das escolas, dos clubes de futebol, das empresas, do governo e dos formadores de opinião.

Desperdiçar comida significa não apenas o dinheiro no ralo, mas também desperdício de energia, terra, água, fertilizantes e outros insumos necessários para crescer e distribuir os alimentos. Em um mundo de sete bilhões de pessoas subindo para mais de nove bilhões até 2050, não faz sentido economicamente, ambientalmente e moralmente continuar este desperdício.

A Associação Roteiros do Charme irá participar desta campanha global. A Associação dispõe de 59 hotéis independentes, pousadas e refúgios ecológicos, que se dedicam à preservação dos 51 destinos turísticos e da integração de práticas sociais e ambientais nas suas operações diárias.

Em 1999, a Associação desenvolveu e adotou seu Código de Conduta Ambiental, em cooperação com o PNUMA e implementadas desde então por todos os seus membros.

Em junho de 2012, durante a Rio +20 a Associação Roteiros do Charme decidiu implementar o programa “Gastronomia Sustentável”, que incentiva os membros de hotéis para adotar um menu de comida sustentável nos hotéis membros desta Associação.

Além disso, incentiva hotéis para comprar alimentos, orgânicos produzidos localmente e / ou planta uma horta orgânica para fornecer produtos frescos para os seus hóspedes.

Desperdício de alimentos é tratada localmente por 86% dos seus hotéis, que agora são capazes de transformar as sobras do almoço, almoço e jantar em produtos renováveis, incluindo compostagem. A meta do Roteiros de Charme meta é atingir 95% de reciclagem orgânica de alimentos e tratamento de resíduos até 2015. Resíduos inorgânicos está sendo reduzido pela adoção de diretrizes de compras sustentáveis.

“Estamos entusiasmados por trabalhar com a campanha“ para preservar e proteger o meio ambiente e criar um hotel ambientalmente mais amigável para os nossos clientes. Nosso esforço também vai contribuir para sensibilizar a comunidade turística brasileira”, disse Helenio WADDINGTON, presidente do Roteiros de Charme Hotel Association.

O evento Green Rio dará destaque a questão da produção e consumo sustentável. Clique aqui para saber mais sobre Green Rio 2013!

_________________________________________________________________________________________________________________

 

<< voltar