TALENTOS DO BRASIL TRAZ PARA A EXPOSUSTENTAT 2010 MODA FEITA COM SUSTENTABILIDADE

  

Pela segunda vez na ExpoSustentat, Talentos do Brasil tem estande com roupas e acessórios de artesãs da agricultura familiar

Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Talentos do Brasil participou da ExpoSustentat, com 15 grupos de artesãs da agriciltura familiar

Em estande próprio, o Talentos do Brasil trouxe para os visitantes a Coleção de Moda 2010 intitulada Passarada, lançada em junho deste ano em Brasília (DF) e apresentada, em setembro, no Salão Prêt-à-Porter Paris, na França.

A Coleção Passarada se desdobra em torno das cores, da raridade e da beleza das aves brasileiras, e também da rica mitologia gerada a partir delas, criando histórias, contos, lendas e canções.

O Talentos do Brasil reúne cerca de duas mil artesãs do meio rural, organizadas em 15 grupos produtivos apoiados pelo Programa. A união destes grupos forma a Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperunica), que, com um ano de criação, já conta com um portifólio de mais de 1.500 produtos.

O resultado do trabalho cuidadoso dessas mulheres vai desde o vestuário, como camisas, vestidos, saias e batas, a acessórios como bolsas, chapéus, echarpes e bijuterias. As peças são desenvolvidas a partir de técnicas manufatureiras, repassadas de geração a geração, com a  beleza da matéria prima natural, retirada de forma sustentável da biodiversidade brasileira. Entre as matérias primas utilizadas, estão as fibras de palmeiras, a lã de carneiro, a crina de cavalo, os cipós da Amazônia, o tururi e o couro de peixe. Das técnicas manufatureiras vêm os tradicionais bordados do nordeste, como labirinto e renda renascença e os crochês de Minas Gerais e do Piauí.

Para a coordenadora do Talentos do Brasil, Patrícia Guimarães, a ExpoSustentat é um espaço importante para divulgar o trabalho que vem sendo realizado com as artesãs e artesãos do meio rural, além de ser uma oportunidade de negócios com compradores nacionais e internacionais.

Novas oportunidades

A artesã paraense, Ângela Cristina Paes, do grupo Tururi de Muaná, composto por 40 mulheres, é uma das integrante do Talentos do Brasil. Ela destaca a importância da participação em feiras como a ExpoSustentat.

Segundo Ângela, integrar o Programa Talentos do Brasil abriu as portas para o mercado da moda em outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. “Antes, só participávamos de feiras regionais aqui no Pará”, destaca a artesã. Para ela, participar de eventos fora do estado e ter contato com vários clientes e negociar seus próprios produtos ajudam, também, a aperfeiçoar o trabalho das artesãs, melhorando o acabamento das peças para se adequar às exigências e gostos do mercado da moda. O grupo também ultrapassou as fronteiras brasileiras em 2010, participando do Salão Prêt-à-Porter, em Paris, evento de moda na capital francesa.

Programa reúne moda e sustentabilidade

O Programa Talentos do Brasil, criado em 2005, tem o objetivo de promover a geração de trabalho e renda baseada na atividade da moda artesanal, organizada em comunidades rurais, com foco na emancipação sustentável, com responsabilidade social, cultural, econômica e ambiental.

Os grupos estão organizados em cooperativas e associações e são compostos, em sua maioria, por mulheres que têm como base a arte do “feito à mão”. Desde 2005, vários profissionais renomados de moda e design já prestaram consultoria ao Programa como Jum Nakao e Virgínia Scott. Hoje, participam do Talentos do Brasil estilistas e designers como Ronaldo Fraga, Renato Loureiro, Tereza Santos, Gustavo Grecco, Heloísa Crocco, entre outros, que trabalham em conjunto com as artesãs no planejamento e no desenvolvimento das coleções.

Atualmente, o Talentos do Brasil está presente em 12 estados brasileiros, cujas riqueza e biodiversidade podem ser vistas e admiradas nas peças produzidas. São eles: Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Pará, Tocantins, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em conjunto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Talentos do Brasil conta com as parcerias do Programa Texbrasil (ABIT e APEXbrasil) e com os apoios da Agência de Cooperação Alemã (GTZ) e do Ministério do Turismo (MTur).

 Serviço:

O Programa Talentos do Brasil participará em um Painel na Conferência BioFach América Latina/ExpoSustentat que serão dividios em dois blocos, confira abaixo:

Bloco Moda Sustentável
• Moderadora: Patrícia Guimarães – Coordenadora do Programa Talentos do Brasil – MDA
• Vídeo do Talentos do Brasil
• Vídeo do Ronaldo Fraga – Pesquisa e Produto
• Cleni Ocampos Feldberg – Artesã do Talentos do Brasil
• Teresa Santos – TS Estúdio
• Oskar Metsavah – Osklen
• Fernando Pimentel – ABIT

Bloco Ambientação Sustentável e Amenities:
• Moderador: Arnoldo de Campos – Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor – SAF (MDA)
• Mauro Carvalho, diretor da Realgens Amenities Tok Stok
• Hotel Pousada Canto das Águas – Lençois, Chapada Diamantina
• Carolina Piccin, arquiteta diretora da Sistema Assessoria Ambiental

Data: 04/11/2010
Horário: às 16h
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro. CEP 04757-020
Acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), Ponte Transamerica.
Informações: comunicatalentos@gmail.com / (61) 8153 7239, (61) 7816 9543 e (61) 3034 5112
________________________________________________________________________________________________

 

 

BioFach América Latina e ExpoSustentat 2010: empreendimentos da Agricultura Familiar somam R$ 6,3 milhões.

Clique aqui para saber mais!

________________________________________________________________________________________________________________

<< voltar