TALENTOS DO BRASIL EM PARIS

 

 

Fernando Santos e Patricia Mendes recebem cliente (centro) no estande do Talentos do Brasil no Prêt-à Porter 2011

 

Patricia Mendes é a coordenadora do Projeto Talentos do Brasil e, em setembro de 2011, levou as obras da COPERUNICA para o Salon Prêt-à-Porter em Paris. Este evento ofereceu um espaço destinado a expositores comprometidos com moda sustentável – SO ETHIQUE – no qual Talentos do Brasil marcou presença. Orgânicos & Cia foi conferir o Talentos do Brasil em Paris quando entrevistou Patricia Mendes sobre os planos para o futuro deste belíssimo projeto.

O Programa Talentos do Brasil – iniciativa do governo federal executada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar em parceria com SEBRAE – é uma importante fonte de geração de trabalho e renda. Busca estruturar a atividade artesanal com base na produção agregada, na prospecção mercadológica e no conceito da auto-gestão, apoiando as ações dos atores locais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Esse  programa está presente em doze Estados brasileiros – Maranhão, Piauí, Paraíba,  Pernambuco, Bahia, Amazonas, Pará, Tocantins, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul – e envolve o trabalho de quinze grupos produtivos, somando cerca de duas mil pessoas que vivem em territórios rurais – em sua maioria mulheres organizadas em 15 cooperativas singulares e uma nacional, a Cooperativa Nacional Marca Única (COOPERUNICA) que comercializa atualmente um portfólio de  mais  de 1.500 produtos.

Assim como o joão-de-barro, que traz um pouco da argila do mundo lá fora para construir seu universo particular, elas, num sentido inverso, mas não menos verdadeiro, colocam o melhor de si mesmas em seus produtos e ajudam a construir  outro conceito de moda (com sustentabilidade).

É a primeira vez que Talentos do Brasil expõe neste evento? Como foi a receptividade aos produtos do Talentos do Brasil no Prêt-à-Porter em Paris?

Patrícia: Esta é terceira vez que participamos do evento Prêt-à-Porter em Paris. Os produtos foram muito bem aceitos pelos clientes internacionais de vários países, como Bélgica, Inglaterra, Itália, Japão e França. São produtos diferenciados, que tem um conceito original e próprio, valorizando a identidade e a biodiversidade brasileira, um autêntico produto da moda sustentável.

Que negócios foram iniciados e/ou concretizados no Salon Prêt-à-Porter?

Patrícia: Recebemos 55 visitantes, e estamos em negociação com distribuidores da França e da Itália, conversamos com lojistas sobre a participação dos nossos produtos no festival de inverno em Munique e com representantes do Japão conversamos sobre a venda de protótipos de bolsas de buriti para show room.

Como está posicionado o Talentos do Brasil nos mercados doméstico e externo?

Patrícia: Estamos apoiando a Cooperúnica em várias estratégias de mercado. A principal será a inserção dos produtos no mercado turístico com o lançamento da coleção moda praia, já pensando na Copa de 2014 como uma oportunidade de negócios.

Para o mercado internacional estamos em negociação com os parceiros para lançamento das coleções em julho de 2012 (com legado da Copa 2014) e será uma grande projeção no mercado europeu e nas Américas. Também consta da nossa estratégia a realização de seminários contextualizando o Talentos, promovendo a valorização dos produtos sustentáveis brasileiros como oportunidade de negócios com foco na Copa.

Talentos já tem condições de atender pedidos em larga escala?

Patrícia: Sim, a estrutura da Cooperunica foi planejada para expandir os produtos no mercado com capacidade da produção e entrega dos produtos permitindo que o cliente possa comprar mais de 2 mil produtos com CNPJ único.

Quais os planos do Talentos para os próximos anos?

Patrícia: Iremos focar no desenvolvimento de produtos para o segmento turístico/moda praia, brindes e assessórios, sempre fortalecendo o conceito da sustentabilidade.

Fonte: Revista Orgânicos&Cia

___________________________________________________________________________________________________________________

<< voltar