SUSTAINABLE FOOD SUMMIT DISCUTE FRAUDE ALIMENTAR E ABASTECIMENTO ÉTICO

A edição latino-americana da Sustainable Foods Summit (www.sustainablefoodssummit.com/lamerica) discutirá fraude alimentar, fornecimento ético e ingredientes sustentáveis. Organizado pela Ecovia Intelligence (anteriormente Organic Monitor), o evento ocorrerá em São Paulo de 18 a 20 de setembro. O Planeta Orgânico (Green Rio) é parceiro de mídia do evento.

Hospedado pela primeira vez na América Latina, o workshop Food Fraud & Authenticity discutirá abordagens para mitigar riscos de fraude alimentar e segurança. Estima-se que um em cada dez alimentos são adulterados, trazendo riscos econômicos, ambientais e de saúde. O workshop dará uma visão geral das ferramentas analíticas para detectar fraude alimentar, bem como orientações para empresas de alimentos e ingredientes sobre como melhorar a integridade das cadeias de suprimentos.

Após a mudança climática, a perda de biodiversidade foi descrita como o maior desafio ambiental enfrentado pelo planeta. Uma sessão dedicada sobre aprovisionamento ético e biodiversidade examinará como a indústria de alimentos pode desempenhar sua parte através de fontes sustentáveis ​​de ingredientes. Alan Bojanic, representante do Brasil da FAO (Nações Unidas), defenderá a agricultura sustentável e seu papel na interrupção da perda de biodiversidade. Anita Pissolito Campos dará uma atualização sobre as regulamentações da biodiversidade brasileira e suas implicações para a indústria de alimentos.

O crescente conjunto de ingredientes sustentáveis ​​para alimentos e bebidas também será apresentado.Givaudan dará uma atualização sobre os aromas naturais para a sustentabilidade. Outros oradores abordarão grãos antigos, óleos vegetais sustentáveis, novos ingredientes de córregos laterais e o advento de ingredientes de etiquetas limpas. Ricardo Cruz, fundador da Nação Verde, dará suas experiências no varejo e comercialização de alimentos orgânicos e saudáveis. A cadeia de supermercados Carrefour também dará suas perspectivas de varejo. Serão detalhados os seus programas de abastecimento e iniciativas de sustentabilidade.

Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, irá discutir como encorajar compras de alimentos sustentáveis ​​e consumo responsável. Uma atualização também será dada sobre os impactos ambientais. A Intertek explicará como as métricas de sustentabilidade podem ser tomadas para alimentos e bebidas. A empresa chilena Tresmontes Lucchetti dará informações sobre como desenvolveu sucos neutros em carbono, enquanto o WWF mostrará como as empresas podem enfrentar seus impactos na água. Cristiani Viera, Gerente de Sustentabilidade Ambiental da Nestlé, compartilhará a abordagem da empresa para reduzir os impactos.

Comentários Amarjit Sahota, fundador e presidente da Ecovia Intelligence (organizador): “O Brasil e a América Latina estão agora estabelecidos como produtores e exportadores líderes de produtos alimentares. Ao combater a fraude alimentar e a perda de biodiversidade, queremos garantir que o país e uma região mais ampla não perca a onda de alimentos sustentável “.

A edição latino-americana ocorrerá no Hotel Pestana, em São Paulo, de 18 a 20 de setembro de 2017. Outras edições terão lugar na Ásia-Pacífico (Cingapura, 28 a 29 de novembro de 2017) e América do Norte (São Francisco, janeiro de 2018).

Mais informações estão disponíveis em www.sustainablefoodssummit.com

________________________________________________________________________________________________

<< voltar