SEMINÁRIO “CULTIVATING GOOD WATER / ITAIPU” EM NOVA YORK RECEBE MAIS DE 50 PESSOAS

Dia 07 de outubro de 2013 foi realizado o Seminário “Cultivating Good Water/Itaipu” na Americas Society / Council of the Americas em Nova York, promovido pelo Planeta Orgânico com apoio do Consulado do Brasil em Nova York.

Mais de 50 pessoas compareceram ao evento, no qual Columbia University, Hunter College, Pace Univiersity, Fordham Business School, diplomatas, empresários, mídia, Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, UNESCO, Africa Global Comunication, Grupo ABC, Clinton Global Initiative, JPMorgan, Pricewatehouse,  Prefeitura de Nova York estavam entre os presentes. Sylvia Wachsner, representando a Sociedade Nacional de Agricultura também prestigiou o evento.

Randy Melzi, Diretora de Políticas Públicas e Relações Corporativas da Americas Society / Council of the Americas deu as boas vindas e abriu o evento ressaltando o interesse da Americas Society / Council of the Americas em temas relacionados a sustentabilidade, particularmente com o tema ÁGUA.

Em seguida o Embaixador Felipe de Seixas Correa, Cônsul Geral dos Brasil em Nova York, falou sobre a importância estratégica e política de Itaipu, especialmente o Programa Cultivando Água Boa, que promove inserção social e responsabilidade ambiental.
O Embaixador Seixas Corrêa destacou que o Brasil é um protagonista global no tema da sustentabilidade, hospedou a Eco 92 e recentemente a Rio+20, e, neste contexto, o Cultivando Água Boa tem sido um dos nossos melhores exemplos.

Após o Embaixador Seixas Corrêa falou Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico, que apresentou um panorama do cenário atual do Brasil, com destaque para a mobilidade social ocorrida nos últimos 10 anos quando 28 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza e 29 milhões de pessoas ascenderam á classe média. Maria Beatriz também ressaltou que Brasil é um dos países megadiversos e sua biodiversidade é a maior do planeta.
As políticas implementadas de compras sustentáveis e alimentação escolar tem sido indutoras de boas práticas que promovem inserção social e geração de renda.

Nelton Friedrich, Diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu iniciou sua apresentação com o histórico do Cultivando Água Boa, destacando que em 2003 Itaipu mudou sua missão, quando além de gerar energia elétrica de qualidade, Itaipu se compromete com responsabilidade social e ambiental “impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”

Nelton mostrou um vídeo que traz um visão geral das ações promovidas pelo Cultivando Água Boa , desde recuperação das microbacias até a merenda escolar com produtos orgânicos, passando pela questão climática e energias renováveis. A recuperação das microbacias teve uma impacto grande na flora e fauna da região, trazendo de volta as abelhas e hoje a região é produtora de mel.

Após o vídeo Nelton explicou que o Cultivando Água Boa envolve um portfólio composto por 20 programas desdobrados em 65 projetos interconectados e estruturados de maneira conjunta e participativa com a sociedade, envolvendo as prefeituras dos 29 municípios localizados na Bacia do Paraná 3, universidades, entidades, empresas, cooperativas, organizações não governamentais e órgãos públicos competentes, dentro de um processo de integração de conhecimentos técnicos e científicos, saberes populares e ação integrada.

Além de todas estes projetos, Nelton quis registrar que já há vários municípios que compõe o Cultivando Água Boa comprometidos com a iniciativa global “Cidades Sustentáveis” e um dos principais eixos que está sendo trabalhado é a questão do saneamento básico.

Antes de abrir para perguntas, Nelton passou a palavra ao Ministro Marcelo Ricciardi, que representava a Delegação do Paraguai em Nova York. O Ministro agradeceu a Americas Society / Council of the Americas a oportunidade de apresentar este projeto binacional nesta instituição e reforçou a importância estratégica e política de Itaipu para o Brasil e Paraguai.

Houve interesse do público em saber sobre o retorno obtido pelos produtores e também sobre o propósito da agenda prevista para Nova York. Nelton explicou que Cultivando Água Boa está aberto a parcerias internacionais, intercâmbio de informações e de experiências. A tecnologia inovadora do Cultivando Água Boa conta com o apoio do Parque Tecnológico de Itaipu e pode ser replicada tanto no Brasil quanto em outros países, uma vez que oferece indicadores positivos nos 29 municípios que compõe a Bacia do Paraná 3.

A Cooperação SUL-SUL é um dos cenários promissores para cooperação internacional na qual Congo e Moçambique já manifestaram interesse.

Nelton também divulgou que o Programa Cultivando Água Boa poderá ser o primeiro exemplo brasileiro na área de meio ambiente a tornar-se um programa de cooperação ibero-americano. De 25 a 27 de setembro de 2013 um grupo de representantes de ministros de oito países ibero-americanos cumpriram uma agenda de trabalho em Foz do Iguaçu e em diversos municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). Além da Guatemala, participaram desta visita técnica representantes da Colômbia, Chile, Argentina, República Dominicana, Uruguai, Espanha, Panamá e Brasil. A vice-ministra de Desenvolvimento Sustentável da Guatemala, Ivanova Maria Ancheta Alvarado avaliou como positiva a intenção de Itaipu em partilhar suas boas experiências com os demais países.

“Desde o inicio o Cultivando Água Boa tem compromisso com a sustentabilidade” disse Nelton.

“Não acredito que uma empresa, seja pública ou privada, florecerá nos próximos anos se não tiver a questão da sustentabilidade nas suas entranhas. Quem olhar somente seu business estará com os dias contados” disse Nelton.


Randy Melzi concluiu o evento agradecendo aos componentes da mesa e aos presentes, declarando-se impressionada com o Programa Cultivando Água Boa pela sua abrangência social e ambiental.

Nelton Friedrich ofereceu a Randy Melzi uma lembrança de Itaipu e a convidou para conhecer pessoalmente o Cultivando Água Boa.

__________________________________________________________________________________________________________________

<< voltar