SEMANA DO ALIMENTO ORGÂNICO 2016 COMEÇA DIA 28 DE MAIO; GREEN RIO E RIO ORGÂNICO FAZEM PARTE

O Ministério da Agricultura realiza de 28 de maio a 5 de junho a campanha “Produto Orgânico – melhor para a vida”, em sua 12ª edição.

Durante o Green Rio e Rio Orgânico, de 2 a 4 de junho na Marina da Glória, Rio, também será promovida a Semana do Alimento Orgânico.

O Coordenador de Agroecologia do Ministério de Agricultura, Rogério Dias, abrirá o painel “Parceria Orgânicos & Consumidor”, que será realizado dia 4 de junho, sábado, às 10h30, com a presença de representantes do Sítio do Moinho, Vale das Palmeiras, Centro de Inteligência em Orgânicos e Instituto Maniva. Material promocional da Campanha também ficará disponível no estande do Planeta Orgânico no evento.

Conheça o release completo da Campanha disponibilizado pelo Ministério da Agricultura:

PRODUTO ORGÂNICO – MELHOR PARA A VIDA

CAMPANHA NACIONAL PERMANENTE

A campanha “Produto Orgânico – melhor para a vida”, em sua 12ª edição, em 2016, pretende consolidar sua característica como campanha permanente, reforçando o desenvolvimento de atividades e divulgação ao longo de todo o ano, assim como a integração com diversos eventos e outras campanhas correlacionadas com a temática da produção orgânica, da qualidade de vida, da sustentabilidade, da agrobiodiversidade, entre outros.

A campanha é coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente; da Saúde; da Educação; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Secretaria Geral da Presidência da República, entre outras organizações governamentais e não governamentais

Os objetivos da campanha são a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica. Princípios esses que buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção.

Realizada nacionalmente, desde 2005, a campanha vem promovendo diversos eventos como seminários, palestras, exposição e degustação de produtos, panfletagem, divulgação em mídia impressa e audiovisual, rodas de conversas, eventos culturais e educativos, visitas de campo, dentre outros.

O lançamento anual da campanha foi fixado para ocorrer sempre na última semana de maio, que em 2016 se dará entre os dias 28 de maio e 05 de junho.

O slogan, para 2016, abordará a educação, formal e não formal, como aspecto central relacionado aos diversos princípios agroecológicos, como promotora da saúde, da segurança alimentar e nutricional, do desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida do trabalhador rural e do consumidor. Outra abordagem importante é informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos diversos espaços de comercialização, para que participe como agente no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores.

Os parceiros institucionais definiram o slogan “Orgânicos: Plantar educação para colher…” a ser complementado por diferentes manifestações e temas. Por exemplo, “Orgânicos: Plantar educação para colher saúde”; “Orgânicos: Plantar educação para colher desenvolvimento sustentável”; “Orgânicos: Plantar educação para colher justiça social”; “Orgânicos: Plantar educação para colher qualidade de vida”; “Orgânicos: Plantar educação para colher um mundo melhor”, dentre outros.

A estratégia principal será utilizar as mídias eletrônicas e as redes sociais e estimular manifestações espontâneas de pessoas que valorizam e apoiam a produção orgânica, com um esforço especial para divulgar depoimentos de figuras emblemáticas do meio artístico, cultural, esportivo, gastronômico, político e da saúde, entre outros, utilizando pequenos vídeos, que expressem a contribuição da produção orgânica para a sociedade e para o Planeta.

Celebridades da mídia, da gastronomia e da área da saúde serão convidadas a participar como embaixadores. Todas as manifestações espontâneas serão bem-vindas. Para tanto, serão propostos complementos para o slogan, além de pequenos roteiros para vídeos com diferentes informações a serem veiculados durante a semana de lançamento e ao longo do ano, em momentos estratégicos, durante eventos ou datas relevantes. Criamos os hashtags #organicos2016, #organicosmelhorparaavida, #SemanaDosOrgânicos e gostaríamos que fossem utilizados sempre que algum comentário, foto ou vídeo for postado nas mídias sociais em apoio à campanha de 2016.

Serão produzidas camisetas com a logomarca da campanha nacional, que possam ser usadas pelas celebridades durante a filmagem dos vídeos, além de outras peças promocionais que possam auxiliar na divulgação, como botons, aventais, banners, etc.

______________________________________________________________________________________________

<< voltar