SEMINÁRIO PROMOVIDO PELO MDA E ORGANIZADO PELO PLANETA ORGÂNICO É SUCESSO DE PÚBLICO





  _____________________________________________________________________________________________   

Claudio Langone, Arnoldo Campos, Maria Beatriz Martins Costa, e Leonardo Cleaver de Athayde - Promoção comercial da Embaixada do Brasil em Berlim

O Seminário “Agricultura Familiar e Copa 2014″ promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e organizado pelo Planeta Orgânico, realizado dia 15 de fevereiro de 2011 no Hotel Holiday Inn em Nuremberg foi um sucesso, superando as expectativas dos organizadores. Foram necessárias cadeiras extras para acomodar as mais de 60 pessoas que compareceram ao Seminário

Claudio Langone, Coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, vinculada ao Ministério do Esporte, abriu a sequencia de apresentações falando sobre a presença de produtos da agricultura familiar na Copa 2014, como inserção social, geração de emprego e renda. Langone disse que entre os temas já contemplados pelo Ministério do Esporte para a Copa 2014 está “Copa Orgânica e Sustentável.”

Auditório cheio

Arnoldo Campos, Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário  apresentou o projeto Talentos Brasil Rural, que, formará um banco de dados de oferta e demanda de produtos da agricultura familiar para hotéis, pousadas e restaurantes nas 12 cidades sede da Copa 2014, promovendo o eco-turismo.

O Diretor do Programa de Florestas da GIZ, Helmut Eger, destacou a importância das parcerias publico privadas para a sustentabilidade, destacando que GIZ ( novo nome da GTZ depois da fusão entre DEG e GTZ) já promoveu mais de.1.400.000 Euros entre 2009/2010.  

Almoço Networking

Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico apresentou o Valor Agregado da Agricultura Familiar, lembrando que a agricultura familiar do Brasil atende a demanda global por iniciativas comprometidas com rastreabilidade e sustentabilidade.

Uma platéia com a presença de alemães, italianos, argentinos e brasileiros estive presente no Seminário e o almoço oferecido pelo evento foi um momento de confraternização e contatos de negócios iniciados durante o Seminário.

O produtor de cacau Jedielso Oliveria e a produtora de castanha Terezinha Medeiros, que apresentaram seus casos de sucesso, surpreenderam os estrangeiros presentes pela postura profissional e empreendedora que apresentaram, ambos já exportando seus produtos para Alemanha e Áustria desde 2009.

Fotos do Almoço do Seminário “Brazilian Family Farming and World Cup 2014″, dia 15 de fevereiro de 2011.

_______________________________________________________________________________________________

<< voltar