SEBRAE QUER AUMENTAR EM PELO MENOS 50% O NÚMEROS DE UNIDADES PAIS INSTALADAS NO BRASIL, CHEGANDO AO EXPRESSIVO NÚMERO DE 15 MIL PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

A Diretoria Executiva do SEBRAE Nacional aprovou o Termo de Referência – TR PAIS 2.0, orientando os projetos ao SEBRAE Nacional, dentro da tecnologia social PAIS, observando as alterações e sugestões do Manual, alinhando e padronizando as ações do SEBRAE neste segmento.

No PPA – Plano Pluri-Anual do SEBRAE Nacional, fora destinado à disseminação deste sistema produtivo agroecológico, o montante de R$ 31 milhões de reais aproximadamente, que somados aos aportes dos SEBRAEs/UFs e dos parceiros Institucionais, teremos um dos maiores projetos de incentivo a produção agroecológica do Brasil e do Mundo, com aportes que ultrapassarão R$ 70 milhões, nos próximos 4 anos.

A meta é de aumentar em pelo menos 50% o números de unidades PAIS instaladas (hoje com aprox. 10 mil unidades), chegando ao expressivo número de 15 mil pequenos produtores rurais, produzindo Hortifruti agroecológicos e orgânicos em alguns casos, atendendo a demanda do PAA e PNAE, além de inúmeras outras formas de comercialização, buscando efetivamente a sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica destas propriedades.

Cada unidade PAIS possui cerca de um hectare (10.000m2) de ocupação produtiva, constando:

- 50 árvores frutíferas plantadas; que são cultivadas sob a concepção de produção orgânica, o que resulta em aproximadamente, 750.000 árvores frutíferas produtivas e que geram uma quantidade excepcional de produtos e consequentemente, renda à Agricultura Familiar;

- 0,5 hectare de horta; basicamente composta por legumes e verduras folhosas, o que resulta em aproximadamente, 7.000 hectares de produção de Hortaliças Agroecológicas.

- Além da criação de aves coloniais e produção de ovos caipiras; resultando em aproximadamente 200 mil aves poedeiras, que atendem a demanda nutricional por proteína saudável e de boa qualidade as famílias beneficiadas pelo projeto.

Este cenário, contribuirá significativamente para a ampliação da oferta de produtos agroecológicos ao mercado brasileiro, agregando valor à produção da Agricultura Familiar, fixando os beneficiários no campo, gerando renda e resgatando a auto-estima dos brasileiros apoiados por esta tecnologia.

O Projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável é apenas uma das ações do SEBRAE Nacional na carteira de Agroecologia, se destacando não só pelos aportes financeiros, como também, pelos resultados obtidos de inclusão social e produtiva.

TERMO DE REFERENCIA PAIS – Versão 2.0

MANUAL TR PAIS 2012 – Versão 2 0 – Doc Referencial PROJETO PAIS

Mais informações:
Ludovico Wellmann da Riva – Coordenador Nacional de Agroecologia, Horticultura, Orgânicos
ludovico.riva@sebrae.com.br

__________________________________________________________________________________________________________________

<< voltar