PROJETO ESTRUTURANTE SEBRAE COSMÉTICOS DE BASE FLORESTAL DA AMAZÔNIA TEM AGENDAS EXISTOSAS EM PARIS E CHARTRES – PLANETA ORGÂNICO FOI O ORGANIZADOR DESTAS AGENDAS NAS QUAIS O EVENTO GREEN RIO FOI PROMOVIDO

O Projeto Estruturante SEBRAE Cosméticos de Base Florestal da Amazônia realizou Missão Internacional na Itália (Feira Cosmoprof) e na França em março de 2016.

O Diretor Superintendente do SEBRAE Amazonas, Aécio Ferreira da Silva foi o chefe desta delegação composta por representantes de seis estados da Amazônia: Amazonas (Wanderléia Oliveira, Ligia Silva e Maria José Alves): Acre, (Dikison Rodrigues), Amapá (Lindetti Ferreira), Pará (José Antono Dias), Roraima (Rodrigo da Rosa) e Tocantins (Flavia Bolsonaro).
O SEBRAE Nacional estava representado por Krishna de Faria.
João Matos, consultor do Projeto, acompanhou e apoiou a delegação durante toda a Missão.

Coube ao Planeta Orgânico organizar e coordenar as reuniões realizadas na França, em Paris e em Chartres.

PARIS

No dia 22 de março de 2016 foi realizada a apresentação do Projeto Estruturante SEBRAE Cosméticos de Base Florestal da Amazônia na Embaixada do Brasil em Paris.

Roberto Doring, Chefe do Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Paris deu as boas vindas e ressaltou a importância de uma aproximação entre Brasil e França num setor onde Brasil tem a riqueza da biodiversidade da Amazônia e a França detém a tecnologia na área de cosméticos.

Em seguida Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico, fez a apresentação sobre o projeto para uma plateia que contou com a presença de jornalistas, empresários do setor de cosméticos, pesquisadores e investidores.

Após a apresentação de Maria Beatriz, Wanderleia Oliveira, SEBRAE Amazonas, fez uma breve apresentação detalhando os eixos do Projeto e os progressos já realizados.

Depois das apresentações o público presente fez várias perguntas, todos interessados em saber mais sobre o Projeto, os produtores envolvidos e os indicadores já identificados.

O Embaixador do Brasil na França, Paulo César de Oliveira Campos, foi pessoalmente cumprimentar a delegação e lembrou que há acordos de cooperação entre Brasil e França, em especial, Amapá e Guiana Francesa, fato este que marca o início dos novos usos político-territoriais da fronteira francoamapaense.

CHARTRES

No dia 23 de março de 2016 a delegação partiu para a cidade de Chartres, onde fica a sede do primeiro cluster de cosméticos da União Européia, Cosmetic Valley.

Desde 2013 o Planeta Orgânico vinha fazendo uma aproximação entre o Projeto Estruturante Cosméticos de Base Florestal da Amazônia e Cosmetic Valley.

Foram identificadas as seguintes sinergias do referido Projeto com Cosmetic Valley, que tem padrão “eco- responsable”

  • Promoção da economia da biodiversidade
  • Promoção do desenvolvimento local e conhecimento tradicional

Também foram apontadas as seguintes oportunidades de parcerias com Cosmetic Valley

  • Inovação industrial visando qualidade da matéria prima
  • Intercâmbio de pesquisas entre universidades da França e do Brasil

(Cosmetic Valley tem parcerias com sete universidades na França)

No dia 23 de março foi realizada uma reunião com o Diretor Presidente da Cosmetic Valley, Jean Luc Ansel, que deu as boas vindas ao grupo e em seguida fez uma apresentação sobre o Cosmetic Valley, na qual destacou que este foi o primeiro cluster de cosméticos da União Européia.

Ansel também falou sobre as oportunidades de parcerias entre Cosmetic Valley e o Projeto SEBRAE Cosméticos de Base Florestal da Amazônia, que abrangeriam desde pesquisa a encontros de negócios que ocorreriam durante o evento Cosmetics 360, que será realizado em outubro de 2016, em Paris.

Após a apresentação, os representantes da delegação brasileira fizeram perguntas ao Sr Ansel e ao final da reunião foi assinado um Acordo de Intenções entre Cosmetic Valley e o Projeto SEBRAE Cosméticos de Base Florestal da Amazônia, pelo qual assinaram o Sr. Jean Luc Ansel e o Dr. Aécio Ferreira da Silva, Diretor Superintendente do SEBRAE Amazonas.



Aécio Ferreira da Silva e Jean Luc Ansel assinam o Acordo de Intenções para Cooperação.



Repercussão das reuniões em Paris e Chartres já são registradas na mídia Francesa

A apresentação realizada na Embaixada do Brasil em Paris dia 22 de março de 2016 ganhou matéria no portal Premium Beaty News, mídia especializada em cosméticos, que publicou a notícia abaixo.

Clique aqui para notícia.

 

A reunião da delegação do Projeto SEBRAE Cosméticos de Base Florestal da Amazônia com o Diretor Presidente da Cosmetic Valley, Jean Luc Ansel, em Chartres, foi noticiada no jornal ECHO REPUBLICAIN, com a chamada “Cosmetic Valley recebe o Brasil”

_____________________________________________________________________________________________________________

<< voltar