PLANETA ORGÂNICO PARTICIPA DE DELEGAÇÃO BRASILEIRA QUE DISCUTE BIOECONOMIA NA ALEMANHA

A convite do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha, Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico, participou de delegação brasileira que esteve em Berlim, Dusseldorf e Colônia para discutir estratégias e potenciais parcerias Brasil-Alemanha no tema Bioeconomia, na semana de 15 a 20 de março de 2015.

A delegação brasileira foi liderada pelo Senador Luiz Henrique da Silveira (Santa Catarina) e também contou com as importantes presenças de:

Manoel Gomes de Mendonça Neto
Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação da Bahia

Gustavo Reis Tutuca
Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Dr. Luis Madi 
Presidente do ITAL

Augusto Raupp
Presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa – FAPERJ

Profa. Dra. Glaucia Mendes Souza
Coordenadora do Programa BIOEN
Departamento de Bioquímica – Instituto de Química – USP

Esta visita fez parte do Programa de Convidados da República Federal da Alemanha, um programa conjunto do Parlamento Federal e do Governo Federal.

Este Programa associa uma visita à capital federal Berlim com uma visita a um dos 16 Estados Federativos, neste caso ao Estado da Renânia do Norte Vestefália.

A delegação brasileira cumpriu uma pauta intensa e significativa, contemplando encontros com autoridades do Ministério Federal de Educação e Pesquisa e o Ministério Federal de Alimentação e Agricultura.

Também foram realizadas reuniões com deputados federais e estaduais que são membros das comissões parlamentares decisivas para a área de bioeconomia e com representantes do Conselho de Bioeconomia.

Foi realizada uma visita ao Centro de Pesquisa Jülich, inclusive ao seu Centro Científico de Bioeconomia (Bioeconomy Science Center) e ao Instituto Max-Planck em Colônia.,

Durante esta semana também foram abordadas questões bilaterais da parceria Brasil-Alemanha com os respectivos diretores de departamento do Ministério das Relações Externas e, em especial, com a vice-presidente do Grupo Parlamentar Alemanha-Brasil, Deputada Federal Bärbel Höhn, que é também uma especialista na área de bioeconomia.

São identificados 5 campos prioritários de ação:
1) segurança de alimentação internacional
2) produção agrícola sustentável
3) alimento saudável e seguro
4) uso industrial de matérias-primas renováveis
5) recursos energéticos baseados em biomassa

O objetivo da estratégia é considerar da mesma forma os interesses ecológicos, econômicos e sociais e integrá-los para soluções sustentáveis.

Durante a visita, o Senador Luiz Henrique da Silveira propôs que os temas debatidos durante esta missão, sejam retomados no Encontro Econômico Brasil Alemanha que acontecerá em Joinville, de 20 a 22 de setembro próximo. ’O grande desafio da humanidade até 2050, quando atingiremos nove bilhões de habitantes, é o de dobrar a atual produção de alimentos sem derrubar árvores, mantendo o patrimônio de florestas e recuperando vastas áreas degradadas.”  disse o Senador Luiz Henrique da Silveira

Ao longo desta visita Maria Beatriz destacou exemplos de Bioeconomia que estarão presentes no evento Green Rio 2015, como o Projeto SEBRAE Estruturante de Base Florestal da Amazônia, Rio Rural e Cultivando Água Boa. A agência de cooperação alemã GIZ estará presente no Green Rio 2015 no painel “Economia de Ecossistemas e Biodiversidade /
(The Economics of Ecosystems and Biodiversity -TEEB).

 




Delegação brasileira em visita ao Parlamento alemão












Delegação brasileira em visita ao BioCampus de Colônia

_____________________________________________________________________________________________________________

<< voltar