VOCÊ CONHECE O PASSAPORTE VERDE?

Allan Milhomens, gerente de projetos da Secretaria de Extrativismo e de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente fala sobre esta iniciativa global.

Allan Milhomen - Ministério do Meio Ambiente


O que é a Campanha Passaporte Verde?

A Campanha Passaporte Verde é uma iniciativa mundial que visa estimular o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, mostrando de que forma suas escolhas podem contribuir para a conservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas nos destinos que visita. Ela traz, no conjunto das ferramentas e materiais produzidos, informações e de dicas de consumo sustentável no turismo.

A Campanha Passaporte Verde é uma iniciativa da Parceria Global para o Turismo Sustentável, coordenada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Com essa Campanha, além de estimular uma demanda positiva por produtos e serviços turísticos do ponto de vista ambiental, estamos também influenciando o setor do turismo e toda a sua cadeia produtiva a incorporar práticas socioambientais corretas.

Quais os parceiros do Passaporte Verde?

No Brasil, a Campanha é implementada pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, pelo Ministério do Turismo – MTUR, com o apoio do PNUMA.

O Programa Piloto de Florestas Tropicais (PPG7), e o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Comitê Nacional de Organização do evento, apoiaram a implementação da Campanha na Rio+20.

Recentemente, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, ABRASEL – RJ, firmou-se como parceira institucional da Campanha passaporte Verde inicialmente, implementada no município de Paraty.

Que setores serão contemplados inicialmente?

A campanha é dirigida para toda a sociedade e deve ser vista como um instrumento de mobilização para o engajamento dos turistas e de toda a cadeia produtiva do setor. O foco da campanha está voltado para aspectos como o consumo de produtos turísticos, serviços de transporte, hotelaria, alimentação, transporte, lazer, entre outros aspectos.

Como será a divulgação da Campanha Passaporte Verde?

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente coordena a Campanha internacionalmente e lançou um website em inglês (www.unep.fr/greenpassport).

No Brasil, a campanha tem a “fan page” (www.passaporteverde.gov.br) onde estão disponíveis mídias audiovisuais e guia educativos  para divulgar a iniciativa em rádio, tv e outros meios. As ferramentas de comunicação da Campanha estão disponíveis e poderão ser aplicadas em qualquer destino turístico, por iniciativa de entidades públicas, privadas ou representantes da sociedade civil, do próprio trade turístico, etc.

Como será mensurado o retorno desta iniciativa?

Não há uma estratégia definida para tal avaliação, no entanto a “fan page” da Campanha pode ser um instrumento para medir o nível de aceitação do público. Atualmente mais de 2500 internautas “curtiram” a Campanha. No longo prazo, pesquisas de opinião podem dar referenciais mais precisos do seu impacto entre turistas e setores da cadeia do turismo.

Qual sua expectativa para o Green Rio?

Um evento importante que traz para o debate atores importantes do governo, da sociedade civil e da iniciativa privada, sobre temas-foco para estimular o consumo consciente no turismo. Permitirá, sem dúvida, a troca de experiência, o engajamento entre esses setores, primordial para que a Campanha ganhe escala no Estado do Rio de janeiro, e no país.

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