ORGÂNICOS SÃO O FOCO DA DINAMARCA ATÉ 2020

A Dinamarca tornou-se um bom exemplo de país que produz alimentos e respeita o meio-ambiente. No final de 2015, o Ministério da Agricultura do país anunciou o plano Økologiplan Danmark. A meta é ter o dobro da área de produção orgânica até 2020, em comparação com o ano de 2007.

“Com Økologiplan Danmark, vamos reforçar a cooperação entre municípios, regiões e ministérios com novas iniciativas. Nós nos comprometemos a, entre outras coisas, ter mais orgânicos em cantinas, hospitais e instituições de creche “, disse o ministro da Alimentação e Agricultura, Dan Jørgensen, ao website The Local.

De acordo com a publicação oficial do Governo da Dinamarca, Focus Denmark, o país produz agora quase três vezes mais alimentos do que os seus 5,6 milhões de habitantes podem comer. O uso de fertilizantes no país foi reduzido em 45%. As emissões de gases com efeito de estufa também diminuíram em 23% desde 1990.

A produção de leite de vacas aumentou, em média, mais de 50% desde a década de 1980, enquanto as emissões de carbono foram reduzidas neste intervalo. Produtores dinamarqueses estão agora entreos produtores de leite e de carne de porco mais eficientes do munto em termos de emissões de gases com efeito de estufa.

“Agricultores dinamarqueses são hábeis em manter nutrientes no interior do circuito e que têm um baixo consumo de água, fertilizantes e pesticidas.”, diz o professor Jørgen E. Olesen, da Universidade de Aarhus. Pesquisadores indicam que a estreita colaboração
entre pesquisadores, consultores e agricultores são responsáveis por este sucesso.

Fonte: Planeta Orgânico (com informações da Focus Denmark e The Local)

_____________________________________________________________________________________________________________

<< voltar