IFOAM e FIBL repudiam tentativa de associar surto de E COLI a Agricultura Orgânica





A IFOAM, International Federeation of Organic Agriculture Movements, enviou a seus associados a seguinte declaração com relação a bactéria E COLI.

“Desde 01 de maio de 2011 um surto de uma nova cepa de EHEC bactérias patogênicas ceifou a vida de mais de trinta pessoas até agora na Alemanha e mais de 3200 pessoas infectadas com parte fortemente consequências para a saúde das pessoas (por exemplo, mal funcionamento do rim).

O epicentro parece ser norte-Alemanha, onde a maioria das pessoas quando infectado. As autoridades alemãs advertram sobre o consumo de salada, tomate e pepino como eles julgavam para que origem e a causa estivess em pepinos espanhóis

No entanto as autoridades identificaram uma fazenda na Baixa Saxónia, que produz brotos orgânicos, como a mais provável causa. Ainda não está claro como as bactérias poderiam entrar nesta fazenda, pois esta fazenda não utiliza nenhum insumo de origem animal como adubo.

A IFOAM / Grupo da EU, enfatiza que o surto de EHEC não é uma questão de sistemas de produção específicos e se opõe a todas as tentativas injustificadas dos meios de comunicação para tornar o sistema orgânico responsável.”

A FIBL, Instituto de Pesquisa da Agricultura Orgânica na Suíça, Alemanha e Áustria, também publicou  documento repudiando tentativas de associar  o surto de ECOLI a agricultura orgânica

Neste documento a FIBL declara que tem havido muita especulação sobre o assunto e apresenta um resumo de alguns fatos científicos. O documento aborda questões como:
O que é E COLI?
É a produção orgânica mais suscetível a  ECOLI?
Por que a agricultura biológica utilza fertilizantes orgânicos para fechar os ciclos de nutrientes?
Quais são os benefícios do uso de adubos orgânicos?

Clique aqui para acessar o trabalho da FIBL   “EHEC – A problem not specific to organic farming”
http://orgprints.org/18904/10/fibl-2011-ehec-english.pdf

Clique aqui para o website da IFOAM 
http://www.ifoam.org/

________________________________________________________________________________________________________________

<< voltar