IFOAM

MARKUS ARBENZ, DIRETOR EXECUTIVO DO IFOAM, É ENTREVISTADO COM EXCLUSIVIDADE PELO PLANETA ORGÂNICO DURANTE O GREEN RIO, ONDE FOI PALESTRANTE

PO – Quais são as expectativas da IFOAM para Rio +20?

Markus Arbenz - Diretor Executivo do IFOAM

Markus Arbenz - Nossa mensagem principal é a integração da agricultura orgânica como meio de execução. Nosso objetivo é ter Agricultura Orgânica mencionada no documento final da Conferência. Com participações em inúmeros eventos durante estes dias, queremos acelerar a absorção da agricultura orgânica. Isso deve acontecer através da integração das abordagens nas políticas e em iniciativas como a CAADP, CSA, Degradação da Terra Zero Net, Compras para o Progresso, Programa Fome Zero e os programas de pesquisa global.

PO - Como IFOAM está se posicionando no contexto do tema Economia Verde?

Markus Arbenz - Nós não gostamos da ideia de centralizar tudo em uma Economia Verde. O movimento orgânico jamais contou com uma única abordagem e soluções baseadas em análises reducionistas. Ao fazer isso corremos o risco de criar novas estruturas de poder, que podem ser mal utilizados e corremos o risco de “lavagem verde” (green washing)  o que vai contra a melhoria necessária para um ambiente mais saudável da sociedade. Não há dúvidas que a economia em todos os níveis tem de se tornar mais verde e não há alternativa a não seO movimento orgânico oferece soluções na agricultura, no processamento, na comercialização e noconsumo, que se baseiam não só na diversidade natural e genética, mas também sobre a diversidade de adaptações ecológicas locais, condições sociais e culturais. Enfim, somos defensores de uma diversidade de economias verdes.

PO – Quais são os desafios e oportunidades que IFOAM prevê para o setor orgânico nos próximos anos?

Markus Arbenz – O mercado orgânico mundial, atualmente estimado em 60 bilhões de dólares, continuará a crescer em quase todos os países. Cada vez mais também nos países emergentes como o Brasil. Isto irá desenvolver um grande potencial, já que mais pessoas estarão envolvidas e passarão a fazer parte da nossa visão.

O desafio será manter o movimento orgânico  na diversidade que precisamos e gostamos de ver. É de extrema importância preservar nossa credibilidade, manter as nossas promessas, sempre buscando nos proteger de fraudes e iniciativas criminosas. Dentro do movimento, temos que continuar nosso desenvolvimento para a verdadeira sustentabilidade.

PO - Como IFOAM poderia contribuir para a iniciativa Copa Orgânica e Sustentável Mundial do Brasil?

Markus Arbenz – Os iniciadores desta bela idéia tem o nosso total apoio. É uma idéia literalmente orgânica, que pode parecer visionária para muitos. É a natureza das pessoas do movimento orgânico, temos grandes ambições,  nem sempre totalmente concretizadas. Produtos orgânicos já são mundialmente reconhecidos como algo positivo para a grande maioria das pessoas.

IFOAM, que atua como um “guarda-chuva” no setor orgânico por meio de sua legitimidade  através de seus membros,  tem como se comunicar com universo orgânico, incluindo os consumidores (em alguns países mais de 50% das pessoas) e levar a mensagem de uma Copa do Mundo  com produtos orgânicos a 120 países.

O pré-requisito que deve ficar claro é que não há nenhuma segunda intenção por trás desta ideia, que envolverá também pessoas e a mídia. Caso contrário, esta iniciativa será rapidamente julgada como “greenwashing” e “truque de marketing barato” e, portanto, contraproducente para os seus idealizadores e para o movimento orgânico.

Desde que esta iniciativa pretenda desencadear sentimentos positivos, e tenha perspectivas multiculturais, IFOAM estará feliz em atuar como consultor e participar como ator.

_________________________________________________________________________________________________________________

IFOAM PUBLICA VERSÃO 2012 DE NORMAS PARA ACREDITAÇÃO, SUBSTITUINDO A DE 2005

Confira o mais recente boletim do Sistema de Garantia Orgânica IFOAM, onde se encontram:

- A aprovação do padrão IFOAM para associação e a publicação da nova versão das Normas de IFOAM –Versão 2012 – que substitui a de 2005

- Os novos logos de Acreditação IFOAM e Acreditação do Sistema Global IFOAM

- Os membros do novo Comitê de Requisitos para Acreditação IFOAM e a oportunidade de comentar o plano de revisão pública dos Requisitos de Acreditação IFOAM

http://www.ifoam.org/about_ifoam/standards/OGS/OGS-Courier-N12.pdf

___________________________________________________________________________________________________________________

<< voltar