GREEN RIO 2016 NA MARINA DA GLÓRIA SUPERA EXPECTATIVAS E RECEBE MAIS DE 2.500 VISITANTES!

Rodadas de Negócios movimentaram 8 milhões de reais.

A Marina da Glória recebeu de 2 a 4 de junho a 5ª edição do Green Rio, evento de economia verde e do setor orgânico, reconhecido como plataforma para negócios sustentáveis. Mais de 60 expositores comprometidos com alimentação saudável, produção sustentável e bioeconomia receberam 2.500 visitantes durante o evento.

Durante os três dias do Green Rio foram realizadas rodadas de negócios. No primeiro dia em parceria com a Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA) com a presença de compradores internacionais. No segundo dia em parceria com Rio Alimentação Sustentável e caterings que participarão dos Jogos Olímpicos e no terceiro dia em parceria com o programa Sebrae no Pódio que capacitou pequenas e médias empresas para o fornecimento dos Jogos 2016.

Segundo Maria Beatriz Martins Costa, coordenadora do Green Rio, as rodadas somaram um volume de aproximadamente R$ 8 milhões.

Palestrantes brasileiros e internacionais falaram sobre Bioeconomia no Green Rio, destacando o declínio da economia do petróleo, apresentando indicadores de como os investimentos globais se voltam para energias renováveis e compromissos com produção sustentável e segurança alimentar.

O tema NEXUS – Alimento-Água-Energia foi abordado pelo Projeto Cultivando Água Boa/Itaipu Binacional e pelo projeto INTECRAL, que envolve a parceria Universidade de Colônia e Rio Rural.

O SESC trouxe para o Green Rio oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos e promoveu rodas de conversa em seu estande que ficou lotado durante os três dias do evento por um público interessado em saber mais sobre desperdício de alimentos e alimentação saudável.

A rede de supermercados Zona Sul ocupou a praça central do evento, na qual gestores de diversas categorias que conversaram com os expositores e participaram das rodadas de negócios. Além disso, houve veiculação promovendo o Green Rio no encarte semanal do Zona Sul no período do evento (50.000 exemplares distribuídos em 34 pontos de venda, nos seguintes bairros Flamengo, Botafogo, Urca, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra e Recreio).

A Semana do Alimento Orgânico, foi o destaque do sábado, quando um auditório lotado ouviu Rogério Dias, Coordenador do Agroecologia do Ministério do Meio Ambiente, dizer que “toda a sociedade deve participar ativamente na definição do que queremos como alimento, como queremos que sejam produzidos e ofertados nossos alimentos e onde queremos comprar nossos alimentos.”

O Green Rio apresentou este ano o resultado do prêmio Alimentação Escolar Saudável, lançado no Green Rio 2015. O projeto Alimentação Escolar Saudável RJ promovido por Planeta Orgânico, Sebrae e Firjan, tem como objetivo contribuir para a saúde de crianças e jovens nos municípios do Estado do Rio de Janeiro por meio da promoção do desenvolvimento local e regional e da alimentação escolar saudável, beneficiando assim os pequenos negócios envolvidos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas. Participaram ativamente do projeto Alimentação Escolar Saudável 5 municípios, 91 escolas, mais de 400 merendeiras e 30.271 alunos.

Paraíba do Sul e Três Rios foram os municípios que mais se destacaram no quadro geral do projeto. Itaperuna foi a cidade que conseguiu maior redução de gorduras e processados, Pinheiral do percentual de sal e Trajano de Moraes de açúcar. Para os próximos anos, o projeto deseja consolidar as boas práticas, promovendo o padrão saudável de alimentação escolar e também desenvolvimento local.

Sobre o Green Rio

O Green Rio teve sua primeira edição em 2012, quando foi um side-event da Rio+20. Ao longo desses quatro anos, o evento se firmou como plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico. Em rodadas de negócios, o Green Rio já movimentou até hoje em suas quatro edições mais de R$ 10 milhões.

_____________________________________________________________________________________________

<< voltar