SENAI REALIZA EVENTO EM PARCERIA COM FRAUNHOFER DA ALEMANHA EM BIOECONOMIA

O Instituto SENAI de Inovação (ISI) do SENAI CETIQT, em parceria com o Instituto Fraunhofer da Alemanha, realizou o Industrial Biotechnology and Bioprocessing Seminar, encontro que reuniu palestras nacionais e internacionais na unidade Riachuelo, Rio de Janeiro. O chefe do escritório de projetos do Instituto Fraunhofer IPK no Brasil, Markus Will, apresentou o panorama sobre a parceria existente entre o Fraunhofer e o SENAI Departamento Nacional desde 2012. “Esta parceria visa consolidar a rede de Institutos de Inovação no país, ofertando pesquisa aplicada de ponta para a indústria. Hoje, são 21 ISIs operando em territórios nacional, com mais de R$ 500 milhões de reais em projetos de P&D com a indústria”, afirma a especialista do ISI, Mariana Dória.

Susanne Zibek, do Instituto Fraunhofer IGB, conversou com os presentes sobre os principais desafios na escala de bioprocessos e exemplos de cases de sucesso. Em sua palestra, Dra. Susanne apresentou a estrutura e know how do Fraunhofer IGB no escalonamento de bioprocessos fermentativos e os desafios encontrados nas diferentes etapas do processo.

O especialista João Bruno Bastos apresentou a linha de pesquisa do ISI voltada a intensificação de processos de biorefinarias. E por fim, a também especialista do Instituto, Mariana Doria, apresentou linhas de fomento para P&D&I, para empresas e institutos de pesquisa, além do projeto do portal www.innovatrends.org, demonstrando a importância do desenvolvimento de roadmaps tecnológicos para guiar a pesquisa industrial.

O Planeta Orgânico/Green Rio esteve presente no evento e realizou contatos visando a oitava edição do Green Rio: www.greenrio.com.br

Fonte: SENAI CETIQT / Edição: Planeta Orgânico

_____________________________________________________________________________________________________________

<< voltar