PLANETA ORGÂNICO PROMOVE SOCIOBIODIVERSIDADE NO ENCONTRO ECONÔMICO BRASIL ALEMANHA EM FRANKFURT

Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico, participou da reunião do Grupo de Agribusiness do Encontro Economico Brasil Alemanha em Frankfurt, quando fez uma apresentação sobre o Green Rio, evento paralelo da Rio+20.

Na sua apresentação Maria Beatriz destacou o Plano Nacional da Sociobiodiversidade e a presença da Ministra Tereza Campello no Green Rio.

Durante o Encontro Econômico Maria Beatriz teve reunião com representantes do Ministério da Agricultura da Alemanha que se interessaram em saber mais sobre o conceito da sociobiodiversidade, bem como desenvolver parcerias com o Brasil.

O segmento alimentício alemão é um dos mais importantes para a indústria do país, reunindo cerca de 6 mil empresas. Aproximadamente 11% da mão de obra da Alemanha está direta ou indiretamente ligada ao setor.

Em inicio de setembro virá ao Brasil uma delegação da Alemanha acompanhando a Ministra da Agricultura da Alemanha, Sra. Ilse Aigner, que defende que “agricultura e indústria de alimentos só podem caminhar juntas se a sustentabilidade estiver presente.”

Foto – Maria Beatriz Martins Costa, Geraldine Kútas (UNICA) e o Embaixador do Brasil na Alemanha, Everton Vargas.

Plano Nacional da Sociobiodiversidade

Em 2007, os Ministérios do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) se reuniram com parceiros do governo e da sociedade civil para elaborar um plano de ação para o fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade. O principal objetivo era “desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade, com agregação de valor e consolidação de mercados sustentáveis”

Muito foi feito entre 2007 e 2009, ano em que foi publicado o Plano Nacional da Socibiodiversidade (PNSB) e desde então várias iniciativas relacionadas a sociobiodiversidade vem sendo promovidas, muitas delas com apoio da GIZ.

__________________________________________________________________________________________________________________

<< voltar