COSMETOPÉIA – CONHECIMENTO TRADICIONAL, COSMÉTICOS E BIODIVERSIDADE

Jean Luc Ansel, presidente do maior cluster de cosméticos da União Européia, Cosmetic Valley, virá ao Green Rio 2017 para fazer uma apresentação sobre Cosmetopéia.

Mudanças importantes estão ocorrendo no estudo, na proteção e na valorização da biodiversidade e, sobretudo, das espécies de plantas. O Protocolo de Nagoya, emitido no Conferência de Nagoya em 2010, está inspirando novos avanços. Jean Luc Ansel está liderando o projeto Cosmetopéia, buscando parcerias internacionais, a fim de criar um registo completo de todas as plantas e conhecimentos tradicionais, utilizados para fins cosméticos. “Nosso objectivo é promover a inovação em cosméticos através da promoção de colaborações frutíferas, investigação académica e com equipes da indústria de cosméticos, apoiando as parcerias em pesquisa, negócios, especialmente com as pequenas e médias empresas, respeitando os direitos humanos e a natureza.”

Em outubro de 2016 Jean Luc Ansel esteve na Amazônia a convite do SEBRAE, numa agenda que envolveu desde visitas a Universidades a encontros com comunidades produtoras, incluindo um reunião com a Diretora do Sebrae Heloisa Meneses em Manaus, quando conversaram sobre a importância dos clusters para o desenvolvimento local e regional.

Durante o Green Rio 2017 Jean Luc Ansel também falará sobre seu desejo de promover   setor de cosméticos do Brasil e da América Latins no Salon Cosmetic 360, que acontecerá em Paris, em outubro 2017. Em 2016, o Salon Cosmetic 360 recebeu mais de 200 expositores de diferentes países, entre eles o Projeto Estruturante Sebrae Cosméticos de Base Florestal da Amazônia, cujo estande foi muito procurado e recebeu a visita do Embaixador do Brasil na França, Paulo Cesar de Oliveira Campos. O Diretor Superintendente do SEBRAE Amazonas, Aécio Flávio Ferreira da Silva, participou da cerimônia de abertura do Salon Cosmetic 360, que contou com a presença do Ministro da Economia e das Finanças da França, Xavier Niel.

________________________________________________________________________________________________

<< voltar