trabalhos

AGRICULTURA ORGÂNICA CRESCE COM ADOÇÃO DE RESULTADOS DE PESQUISA

Em 1991, quando o casal Jovelina Fonseca e Luiz Paulo Ribeiro deixou a cidade do Rio de Janeiro e foi morar na região serrana com o propósito de plantar alimentos livres de agrotóxicos e resíduos químicos, seus familiares e amigos disseram que era loucura.

+leia mais

ESTUDO EXTENSO NA GRÃ-BRETANHA CONCLUI QUE ALIMENTOS ORGÂNICOS CONTÊM MAIS ANTIOXIDANTES

Um extenso estudo feito na Grã-Bretanha concluiu que alimentos orgânicos contêm mais antioxidantes, compostos associados a diversos benefícios à saúde, do que alimentos comuns, além de níveis menores de pesticidas.

+leia mais

ESTUDO QUE ABORDA TOXICIDADE A LONGO PRAZO DO HERBICIDA ROUNDUP É REPUBLICADO

Pesquisadores franceses avaliaram danos ao fígado e rins de linhagem de ratos, além de distúrbios hormonais e ocorrência de tumores.

+leia mais

DEZ ANOS DE REGULAMENTAÇÃO DA AGRICULTURA ORGÂNICA, EXPERIÊNCIA DE SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA, AVANÇOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL

Confira o artigo de Romeu Mattos Leite, Produtor orgânico da Vila Yamaguishi, coordenador do OPAC/ANC; presidente da Câmara Temática de Agricultura Orgânica; Membro da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

+leia mais

CONTROLE SOCIAL NA VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS SEM CERTIFICAÇÃO

O MAPA publicou uma cartilha explicando o controle social na venda direta ao consumidor de produtos orgânicos sem certificação, esta publicação mostra como funciona o controle social na garantia da qualidade orgânica na venda direta ao consumidor por agricultores familiares sem certificação.

+leia mais

“SISTEMAS ORGÂNICOS DE PRODUÇÃO ANIMAL: DIMENSÕES TÉCNICAS E ECONÔMICAS”, É A PUBLICAÇÃO QUE RESULTOU DE UM PROJETO DE 10 ANOS COORDENADO POR ELSIO ANTÔNIO PEREIRA DE FIGUEIREDO E JOÃO PAULO GUIMARÃES SOARES, PESQUISADORES DA EMBRAPA.

Os produtos orgânicos de origem animal mais encontrados no mercado brasileiro são a carne bovina, leite bovino e derivados, mel, ovos, carne de frango, carne suína e outros em menores proporções que são outras aves, peixes e crustáceos e co-produtos como composto orgânico, produzido a partir de resíduos das criações animais.

+leia mais

POPULAÇÃO DE ABELHAS SOB AMEAÇA NO MUNDO

Faz alguns anos, comenta-se em países europeus e nos Estados Unidos sobre o misterioso problema do desaparecimento de abelhas em algumas regiões. Este ano, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução para a adoção de ações mais contundentes para proteger a população de abelhas.

+leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE 0 A 12 MESES

No inicio a amamentação deve ser um momento único entre mãe e filho – calmo e repleto de carinhos e trocas de olhares.
A partir do sexto mês é recomendada a introdução de novos alimentos e a mãe, seja ela de primeira viagem ou não, fica em duvida de como iniciar esta introdução.
A primeira dica é a escolha de alimentos orgânicos que são mais saborosos e cultivados sem agrotóxicos, aditivos químicos ou modificações moleculares em sementes.

+leia mais

A QUESTÃO DOS AGROTÓXICOS: LONGE DA VERDADE, Por Elenita Malta Pereira

É o público que está sendo solicitado a assumir os riscos que os controladores de insetos calculam. (…) A obrigação de tolerar, de suportar, dá-nos o direito de saber (Rachel Carson, em Primavera Silenciosa).
Maio 2012

+leia mais

SISTEMAS PARTICIPATIVOS

O MAPA publicou uma cartilha explicando o que são Sistemas Participativos de Garantia, um dos mecanismos de garantia que integram o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISORG/ MAPA), previsto no Decreto nº 6.323, de 27 de Dezembro de 2007, que regulamenta a Lei nº 10.831 sobre a agricultura orgânica.
Junho 2011

+leia mais