notícias

12 Abril 2017

 

Estudo relaciona exposição a inseticida com problemas comportamentais em crianças

Crianças pequenas cujas mães foram expostas a inseticidas piretróides durante a gravidez apresentaram taxas elevadas de dificuldades comportamentais, segundo um estudo francês.

Após a análise da pesquisa, houve uma associação positiva entre altas concentrações na urina materna pré-natal de substâncias químicas neurotóxicas encontradas em inseticidas com as dificuldades comportamentais aos seis anos de idade, informou Jean-François Viel , MD, do instituto de pesquisa nacional francês INSERM.

Além disso, houve uma associação positiva entre altas concentrações de certos produtos químicos na urina das crianças e dificuldades comportamentais na mesma idade, escreveram os autores na Occupational & Environmental Medicine.

Piretróides são uma classe de inseticidas que foram projetados por causa de preocupações com a saúde, visando, supostamente, mais segurança para os seres-humanos e ao meio-ambiente, de acordo com o artigo.

O presente estudo foi um exame de exposição pré-natal, medido por urinálise, em relação a anormalidades comportamentais. Utilizou dados de 287 pares mãe-filho, incluindo amostras de urina das mães durante a gravidez (6-19 semanas de gestação) e em crianças na idade de seis anos.

Eles concluíram que remediar as causas potenciais destes déficits de neurodesenvolvimento é “de importância primordial à saúde pública”.

Fonte do Estudo: Occupational & Environmental Medicine / Tradução e Edição: Planeta Orgânico

______________________________________________________________________________________________

Green Rio / Green Latin America confirma sua vocação internacional e receberá a delegação de bioeconomia da Alemanha e o presidente do Cosmetic Valley, maior cluster de cosméticos da União Européia

A delegação de Bioeconomia da Alemanha será liderada pelo Diretor de Bioeconomia e Florestas do Ministério da Agricultura da Alemanha, Sr. Clemens Neumann, que virá acompanhado de diretores do Thünen Institut e do Julius Kühn Institute, referências em pesquisa sobre segurança alimentar, gestão de florestas, aquicultura, biodiversidade, água e outros temas relacionados a sustentabilidade.

Também participarão da delegação de Bioeconomia da Alemanha o coordenador de Bioeconomia do Ministério da Agricultura da Alemanha, Tilman Schachtsiek e Aljoscha Requardt – Secretário Geral da Confederação Européia de Florestas.

A delegação busca fortalecer parcerias Brasil-Alemanha no cenário da Bioeconomia, com destaque para Florestas, Orgânicos, Biomassa e Bioenergia.

A proposta da realização deste Bioeconomy Workshop durante o Green Rio / Green Latin America foi apresentada pela diretora do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha realizado em Weimar, em outubro de 2016 e confimada em reunião realizada em Berlim, em janeiro de 2017.

____________________________________________________________________________________________

GREEN RIO 2017
11 a 13 de maio 2017
Marina da Glória do Rio de Janeiro
www.greenrio.com.br

_____________________________________________________________________________________________

Confira entrevista do Rio em Foco sobre gastronomia saudável com o Planeta Orgânico e projeto Comida do Amanhã

A jornalista Geiza Rocha do programa Rio Em Foco realizou uma entrevista com a diretora do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa, e Mônica Rocha do projeto Comida do Amanhã. Confira!

 

______________________________________________________________________________________________

Green Rio / Green Latin America na Alemanha: Global Food Forum, em Berlim, e Biofach, Nuremberg

Em janeiro, o Planeta Orgânico participou do Global Forum for Food and Agriculture com estande promovendo o Green Rio/Green Latin America em Berlim, Alemanha. Em fevereiro, visitou as feiras de alimentos orgânicos e cosméticos BioFach e Vivaness, em Nuremberg, Alemanha. A participação permitiu contatos com empresas de diversos países, servindo como oportunidade para promoção do Green Rio/Green Latin America.

Saiba mais sobre os eventos nos especiais publicados no Planeta Orgânico:

BioFach Nuremberg

Global Forum for Food and Agriculture

______________________________________________________________________________________________