ESPECIAL BioFach América Latina/ExpoSustentat 2009.

BioFach América Latina mostra amadurecimento do setor orgânico e ExpoSustentat traz o compromisso de empresas com sustentabilidade. Confira a primeira parte do ESPECIAL BioFach América Latina/ExpoSustentat 2009.

bfal09call2

Enquanto o tema da Pecuárias Orgânica e Sustentável abriu o programa da Conferência, o desafio de incluir produtos orgânicos na Copa 2014 foi o foco da mesa redonda que encerrou a sétima edição da BioFach América Latina/ExpoSustentat 2009, que reuniu mais de 300 expositores de 15 países, que trouxeram seus produtos e lançamentos para visitantes de mais de 20 países.

bfal09-opening

A abertura da BioFach América Latina contou com a presença de autoridades como o Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, assim como das presenças do Secretario de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Francisco Graziano e do Secretario de Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, do Secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia, Joe Valle, do Diretor Técnico do Sebrae, Luiz Carlos Barbosa, do Coordenador Geral de Planejamento e Implantação de Projetos do MDA, José Aldemar Batista, do Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de São Paulo, Francisco Jardim, do Diretor do Conselho da IFOAM, da Diretora de Eventos Internacionais da Nuremberg Messe, Petra Wolf, da Diretora Executiva da Nuremberg Messe Brasil, Ligia Amorim, do vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia, Alberto Keidi e das diretoras do Planeta Orgânico, Rosina Cordeiro Guerra e Maria Beatriz Martins Costa.

 

Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães

Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães

 

Para o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, o mundo vive hoje uma crise ambiental mais grave do que a financeira. “A solução para a preservação ambiental passa necessariamente pela agricultura, com a preservação dos solos, das águas e da vegetação”.

A produção de orgânicos está diretamente vinculada à agricultura familiar que, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, aglutina 4,1 milhões de unidades produtivas e responde por 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros, representando 10% do PIB nacional. Trabalham na agricultura familiar cerca de 12 milhões de brasileiros. disse José Aldemar Batista,

Para o secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, os orgânicos estão deixando de ser um nicho de mercado para se tornarem um ramo agrícola importante. “Hoje está concentrado na agricultura familiar, mas tem condições de expandir para as médias e grandes propriedades, ganhando escala e mercado”.

Lígia Amorim, diretora da Nürnberg Messe Brasil trouxe a público, durante o evento, o lançamento do prêmio de inovação para o setor de cosméticos. O prêmio será ainda detalhado nos próximos meses, mas segundo a Associação Brasileira de Cosmetologia, a entidade parceira na realização do prêmio, o Brasil, como terceiro maior mercado de cosméticos do mundo, precisa dar maior visibilidade às realizações locais e, na esteira desses incentivos, a Nürnberg Messe Brasil  lançou a agenda positiva.

 

primavesi11

Ana Maria Primavesi recebe flores dos Secretários do Estado de São Paulo Francisco Graziano (Meio Ambiente) e João Sampaio (Agricultura)

 

Francisco Graziano, Secretário de Meio Ambiente Estado de SP, na abertura do evento, divulgou o lançamento do programa de manejo ecológico do solo na região da represa de Guarapiranga, na área metropolitana de São Paulo.

A abertura de 2009 teve um tom especial com a homenagem prestada a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, autora de livros que são referência para tantos profissionais como “Cartilha do Solo” e “Manejo Ecológico do Solo”. Os Secretários que representavam o Estado de São Paulo, Francisco Graziano (Meio Ambiente) e João Sampaio (Agricultura), fizeram homenagem a Dra. Primavesi, destacando a firmeza de seu compromisso com a agricultura sustentável.

A Dra. Ana Primavesi há mais de 60 anos, ensina e aplica a teoria de que é possível aliar a produção de alimentos à conservação do meio ambiente.

Dra. Ana Primavesi é austríaca, naturalizada brasileira, PhD pela Universidade Rural de Viena. Lecionou sobre Manejo do Solo e Nutrição Vegetal nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria-RS e desde 1991, é consultora científica do Centro de Pesquisa Mokiti Okada – CPMO da Fundação Mokiti Okada.

Ministério da Agricultura lança site com informações sobre agricultura orgânica na BioFach América Latina/ExpoSustentat

sitemapaDurante a abertura do evento, , representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , lançou um website com informações sobre os benefícios dos alimentos orgânicos . O website ja está em funcionamento e pode ser visitado no endereço www.prefiraorganicos.com.br.

Os internautas poderão visitar o site e obter informações sobre a conceituação da agricultura e produtos orgânicos, dados de produção, fornecedores nos estados brasileiros e legislação. Na Biblioteca multimídia, os consumidores encontrarão ví­deos, publicações, links relacionados a  produção  orgânica e a cartilha O olho do consumidor.

Também podem ser acessados os eventos relacionados a  agricultura orgânica, agenda e atas de reuniõees das Comissões da Produção Orgânica e da Câmara Temática da Agricultura Orgânica. Os produtores podem se informar, ainda, sobre os mecanismos de controle da qualidade orgânica estabelecidos pela legislação brasileira. O hot site faz parte da campanha de produção e consumo dos produtos orgânicos, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Sebrae

 

luizcarlossebrae

Luiz Carlos Barbosa - Diretor Sebrae Nacional

 

A agricultura orgânica com certeza é um dos setores “portadores de futuro” no mundo, disse ontem (28) o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, durante a abertura da 7ª edição da BioFach América Latina e da 5ª edição da ExpoSustentat. Os dois eventos acontecem simultaneamente no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Serão três dias de exposições, palestras, fóruns e rodadas de negócios.

Segundo Barboza, ao investir na agricultura orgânica e na agroecologia o Sebrae também aposta no desenvolvimento de um Brasil mais sustentável. A Instituição participa dos dois eventos com estandes e no apoio à presença de pequenos produtores de diferentes regiões do País.

Atualmente, o Sebrae atende 32 projetos de Orgânicos situados em 17 estados. São R$ 17 milhões investidos até o momento. “A realização de feiras, como a Biofach e a Expo Sustentável são importantes para reforçar o trabalho que o Sebrae desenvolve com o objetivo de mostrar o potencial do mercado orgânico. O esforço maior tem sido com relação ao Comércio Justo. Temos trabalhado para mostrar que sozinho o pequeno produtor não chega no mercado”, diz a coordenadora nacional da carteira de Orgânicos no Sebrae, Newman Costa.

Em agroecologia, com o projeto Produção Agroecológica Sustentável (PAIS), desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil, o Sebrae já investiu cerca de R$ 20 milhões em 7 mil unidades de produção.

Nos estandes do Sebrae estavam presentes pequenos produtores dos Estados de GO, MS, RN, PR, AL, BA, ES, RS, CE, e PA com produtos orgânicos com certificação, como cachaça, café, carne bovina, frango, ovos caipira, laranja, mel, feijão, vinho, açúcar, cajuína, geléias das mais diferentes frutas, entre outros.

Na ExpoSustentat, o espaço do Sebrae contou com produtos certificados ou não e que estão ligados a atividades auto-sustentáveis. São artigos que trabalham com o conceito de comércio justo, como o artesanato, algodão e extrativismo sustentável.  Além disso, o Sebrae também apóia o estande do Banco do Brasil com o projeto PAIS e o estande do projeto Talentos do Brasil. “O que vai pautar o País daqui para a frente, com certeza, será a sustentabilidade. Tudo que pode ser feito na integração de produção, indústria e comércio, gerando negócios que garantam não apenas a subsistência, mas renda digna a essas comunidades, o Sebrae está apoiando”, disse o diretor.

Lançamentos – Expositores lançam produtos na BioFach América Latina 2009

Empresas do setor orgânico levam novidades para a BioFach América Latina 2009.

A Jasmine Alimentos apresentou novos produtos da sua linha de orgânicos na BioFach América Latina 2009. Nesta edição do evento, a empresa paranaense lança as Rosquinhas Light Castanha do Pará e os Cookies Integrais Orgânicos de Quinoa e Amaranto, com óleo essencial de Mandarina.

No estande da Sociedade Nacional de Agricultura, a Cultivar Brazil apresenta algumas novidades, como o creme e a paçoca de castanha de caju, o pão de mel de arroz (sem glúten), e o biscoito e bolo sabor limão; a Epicuro mostra o primeiro molho orgânico de salada do Brasil, produzido com semente de papaia; a Rudá Orgânicos divulga o seus novos bolos de frutas e de milho com goiabada, além do pão doce rústico; a Ecobras leva para a feira dois novos tofus: com salsa e do tipo firme (com maior teor de soja) e lança também a linha Prato Feito, incluindo três sabores: moqueca de tofu, strogonoff de tofu e tofu ao molho madeira; a Ecobio lança três produtos de sua linha Saúde: farinhas de feijão branco e de soja, ambas em alto vácuo, e linhaça dourada em grãos, e a Nuttra Organic Ice Cream e a Skibel apresentam, em primeira mão, sua linha de sorvetes orgânicos nos sabores açaí, acerola, amora e morango (com pedaços de frutas), manga e maracujá.

A Mãe Terra participou pela primeira vez com um estande em destaque na feira e com uma nova apresentação em feiras e exposições. A tradicional empresa do setor de produtos saudáveis encontra-se em momento de crescimento trazendo produtos inovadores para o mercado.

A FRIBOI participa mais uma vez como principal produtora de carne orgânica e representante da indústria no setor da pecuária certificada.

A Coopernatural divulga seus sabonetes de própolis e de eucalipto com hortelã; a ViaPaxBio apresenta o achocolatado Kids, direcionado ao público infantil, e uma nova linha de molho de tomate; e a Reserva Fólio mostra o fortalecedor de unhas de andiroba; o leite hidratante corporal de aloe vera, calêndula e lavanda; a loção cremosa de cupuaçu, e uma linha variada de sabonetes e máscaras faciais.

A Korin, tradicional expositor da BioFach América Latina, expõe os insumos agrícolas-Bokashi, aceleradores de compostagem, cereais,mel,própolis, café e FLV.
Além do frango orgânico em linhagem comercial e free range.

O Sítio do Moinho, pioneiro na produção comercial de hortaliças e pães no país participará com destaque para o agave, novo adoçante orgânico importado.

Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura e Banco do Brasil são apoiadores do evento e expositores, contando com a presença de pequenas empresas e produtores orgânicos.

O Sebrae participou mais uma vez com espaço único que abrange os dois pavilhões da duas feiras, BioFach América Latina e ExpoSustentat, idéia que surgiu com incentivo do Planeta Orgânico. Quem estava a frente da organização do estande do Sebrae era Newman Costa, levando novidades de produtos e empresas para ambos eventos.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário destacou-se com estande maior do que nos anos anteriores, contando com a presença de nove empresas da agricultura familiar que trabalham produtos orgânicos.

Bio Gourmet faz seu lançamento na BioFach América Latina 2009

O Shopping Nações Unidas, na zona Sul de São Paulo, abriga, desde a primeira semana de novembro, o primeiro quiosque da Bio Gourmet, marca que chega ao mercado com a proposta de oferecer aos consumidores um mix de produtos orgânicos certificados, que reúne desde alimentos, como queijos finos, até roupas e cosméticos de qualidade comprovada. Os criadores do projeto estão otimistas quanto à aceitação do público e já prevêem a abertura de mais dois quiosques até meados de 2010, além da criação de uma loja na internet para o atendimento online dos consumidores interessados nos produtos. No médio prazo, a expectativa é também franquear a marca para todo o Brasil. “Nos últimos anos, descobriu-se que investir em setores especializados em orgânicos gera simpatia e fidelidade dos clientes que procuram melhor qualidade de vida e saúde”, comenta Paulo Vilela, consultor e sócio do projeto. Por trás da iniciativa, a Bio Gourmet tem um parceiro de peso, a Fazenda Tamanduá, que existe há 33 anos, há mais de 10 anos atua com agricultura e pecuária orgânica e é pioneira no movimento biodinâmico no Brasil.  Além de comercializar marcas conhecidas do público, a empresa planeja também ser um canal para a venda de artigos de produtores que não têm acesso aos grandes varejos. De acordo com Paulo Vilela, a distribuição dos produtos ainda é uma questão a ser resolvida para os produtores orgânicos.

O apresentação da marca Bio Gourmet para o mercado foi promovido em sala especial na BioFach América Latina 2009.

Estado do Paraná apresenta sua variedade de produtos.
OrganicsBrasil e Planeta Orgânico em parceria para as Rodadas de Negócios

orgbrasilbfal09

O Projeto Organics Brasil promoveu, em parceira com o Planeta Orgânico e a Apex-Brasil, o Projeto Comprador, que trouxe executivos de grandes redes estrangeiras para conhecer e comercializar os produtos brasileiros dos setores de alimentos, bebidas, produtos de limpeza, tecidos, cosméticos, insumos e serviços.

“É uma ótima oportunidade para promover os produtos orgânicos da América Latina em escala internacional e aproveitar o constante crescimento do mercado orgânico. O Projeto Comprador é de extrema importância para estabelecer um contato direto com as redes estrangeiras e fortalecer a imagem dos produtos nacionais. Dos produtos processados, aqueles que têm valor agregado, embalagens e descritivo de sustentabilidade são os que chamam mais a atenção”, explica Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil.

A BioFach América Latina proporciona grande movimentação no mercado de alimentos, bebidas, tecidos e cosméticos, principalmente em escala internacional, com a participação de empresas internacionais expondo no pavilhão, e a visita de cinco distribuidoras internacionais patrocinadas pelo Projeto – H-E-B, New Day Internacional, Third Coast Produce, Organic Foods & Café e Bio-Bianca Organic.

Aproveitando a visibilidade internacional da Feira, 11 empresas do grupo de 71 que participam do Projeto Organics Brasil tiveram estandes próprios.

As empresas paranaenses Porto Morretes, Coopercana, Mate Herbal, Tribal, Quina Amarela e Sítio Vale do Tigre, associadas ao Projeto Organics Brasil, estavam reunidas em um mesmo estande na Feira. Estras empresas buscam fortalecer a imagem dos produtos produzidos no Sul do país e expandir seu comércio para o exterior com o Projeto Comprador. São empresas do ramo de bebidas (cachaça e ervas-mate) e alimentos.

Projeto Comprador em 2009 trouxe o maior número de importadores norte-americanos do setor orgânico

O Projeto Comprador, parceria entre Orgânicos Brasil e Planeta Orgânico, foi realizado novamente na BioFach América Latina. Entre os importadores presentes estavam alguns dos principais distribuidores de produtos orgânicos nos Estados Unidos. Third Coast Produce, distribuidor de frutas, legumes e verduras no Estado do Texas, foi a mais nova integrante do grupo.

A representante de marcas próprias da Rede de varejo H-E-B também esteve presente. A rede H-E-B fica sediada no Texas e possui mais de 300 lojas nos Estados Unidos e México com faturamento que ultrapassou 11 bilhões de dólares em 2008.

Rodada Varejo Sustentável fortalece mercado interno

Paralelamente, ocorreu a Rodada Varejo Sustentável. Novamente numa parceria entre Planeta Orgânico, Orgânicos Brasil e, também, com o Instituto Rastro Verde, doze compradores participaram dos encontros de negócios. Supermercados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal participaram desta Rodada.

Projetos empreendedores na ExpoSustentat 2009

 

abrangestande

Estande Abrange na ExpoSustentat 2009

 

Uma das novidade em 2009 na ExpoSustentat foi a presença da Abrange, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (soja e milho) que plantam processam e exportam. A Abrange promoverá um painel sobre Oportunidades e Desafios dos Mercados NonGMO durante a Conferência BioFach América Latina/ExpoSustentat, no dia 28 de outubro às 18hs.

Suframa promove FIAM 09 – Expositora desde a primeira edição da ExpoSustentat, e com o objetivo de atrair investimentos para a Amazônia Ocidental e para o Polo Industrial de Manaus (PIM), além de divulgar as potencialidades da região, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) também participará, em parceria com o Sebrae-AM. Segundo o coordenador do Núcleo de Promoção Comercial da SUFRAMA, Jorge Vasques, a participação da autarquia no evento contribuirá para divulgar a quinta edição da Feira Internacional da Amazônia, que acontece de 25 a 28 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções.

Com seu belo estande, a Itaipu Binacional participou novamente da ExpoSustetnat, apresentado o programa sócioambiental Cultivando Água Boa e a marca de produtos orgânicos Vida Orgânica. Itaipu também apresentou o seu projeto de Merenda Escolar no Painel que acontecerá dia 30 de outubro de 2009, das 13:30 às 15:30hs.

Da América Central esteve presente CATIE, uma instituição sem fins lucrativos voltada para o ensino e capacitação principalmente na agroecologia. Com sede na Costa Rica, está envolvida num âmbito de cooperação técnica com mais de 200 instituições e organizações públicas, ONGs e acadêmicos membros do CATIE:
http://www.catie.ac.cr

Copa 2014 foi o foco da mesa redonda que encerrou a sétima edição da BioFach América Latina/ExpoSustentat 2009, que reuniu mais de 300 expositores de 15 países, que trouxeram seus produtos e lançamentos para visitantes de mais de 20 países.

No dia 30 de outubro de 2009, último dia da BioFach América Latina/ExpoSustentat, Bent Mikkelsen fez uma apresentação sobre o tema “Football and Foodprints”. Bent Mikkelsen é professor e coordenador do Departamento de Alimentos e Inovação da Universidade de Aalborg, Copenhagen.

mesa20141Em seguida a apresentação de Bent Mikkelsen foi realizada uma mesa redonda com participantes dos setores público e privado, para discutir os desafios e oportunidades de uma Copa Sustentável e de um catering com produtos orgânicos e da sociobiodiveridade na Copa 2014. As oportunidades são muitas mas um planejamento estratégico é fundamental, contemplando todo a cadeia produtiva. Houve consenso que é necessário começar o quanto antes um levantamento da oferta e da demanda, tanto do setor orgânico quanto de produtos da sociobiodiversidade.

Participaram desta mesa redonda:

  • Ingo Plöger – IPDES – IP Desenvolvimento Empresarial
  • Arnoldo Campos – Minsitério do Desenvolvimento Agrário
  • Katia Terezinha – Ministério do Turismo
  • Paulo Alvim – Sebrae Nacional
  • Rodrigo Ikeda – Grupo GRSA
  • Paulo Pompiglio – Pão de Açúcar
  • Ming Liu – Projeto Organics Brasil
  • Fabio Ramos – Agrosuisse
  • A mesa foi moderada por Maria Beatriz Martins Costa, Planeta Orgânico.

Chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho e Secretário de Inclusão Social, Joe Valle, reúnem-se com Bent Mikkelsen para discutir possível parceria entre Brasil e Dinamarca para promoção de orgânicos na Copa 2014.

 

Joe Valle - Secretário de Inclusão Social do MCT, Gilberto Carvalho - Chefe de Gabinete da Presidência da República e  Bent Mikkelsen, um dos organizadores do evento FOODPRINT.

Joe Valle - Secretário de Inclusão Social do MCT, Gilberto Carvalho - Chefe de Gabinete da Presidência da República e Bent Mikkelsen, um dos organizadores do evento FOODPRINT.

 

O Chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em visita a BioFach América Latina 2009 em São Paulo, conversou com o Bent Mikkelsen, pesquisador da Universidade de AAllborg, Dinamarca , e um dos organizadores do evento Foodprint. O Secretário de Inclusão Social do MCT, Joe Valle, também presente neste encontro. O tema da conversa foram os desafios e oportunidades de uma Copa sustentável, com a possibilidade de uma parceria Brasil e Dinamarca para a promoção de um catering com produtos orgânicos na Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

Na edição de 2009 da BioFach em Nuremberg, Joe Valle foi portador de uma carta do Presidente Lula aos organizadores do evento, sugerindo que em 2014 o Brasil seja o país do ano da BioFach 2014.

De acordo com números apresentados no Censo Agropecuário 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil possui 90 mil produtores orgânicos, número muito superior às estimativas anteriores, de 15 mil produtores. Pela primeira vez, a agricultura familiar brasileira é retratada nas pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar que representam 84,4% do total, (5.175.489 estabelecimentos) mas ocupam apenas 24,3% (ou 80,25 milhões de hectares) da área dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Apesar de ocupar apenas um quarto da área, a agricultura familiar responde por 38% do valor da produção (ou R$ 54,4 bilhões) desse total. Mesmo cultivando uma área menor, a agricultura familiar é responsável por garantir a segurança alimentar do país gerando os produtos da cesta básica consumidos pelos brasileiros. O valor bruto da produção na agricultura familiar é 677 reais por hectare/ano

INSERÇÃO DE ORGÂNICOS NA  ALIMENTAÇÃO ESCOLAR É DESTAQUE NA BIOFACH AMÉRICA LATINA / EXPOSUSTENTAT 2009

Fonte: FNDE (citado em apresentação de Arnoldo Campos da SAF- MDA)

Pelo segundo ano consecutivo a Biofach América Latina abordou o tema da inserção de Orgânicos na Alimentação Escolar de escolas públicas, dando agora destaque ao novo cenário decorrente da aprovação da Lei Nº 11.947(16 /06/ 2009) e sua regulamentação (em 22/07/2009) que dispõem sobre mudanças no atendimento da alimentação escolar.

Em um painel e um fórum, realizados no dia 30 de outubro, foram explicadas as propostas da nova lei, apresentadas algumas  experiências  e apontados os  desafios e as oportunidades de sua aplicação. No encerramento das atividades, foi realizado um workshop gastronômico, no qual uma chef de cozinha, assistida por  merendeiras e auxiliares de serviços educacionais de escolas  públicas de Jundiaí e de São Paulo, demonstrou  na prática a inserção de produtos orgânicos na alimentação escolar. Todos os eventos contaram com grande público, demonstrando o interesse pelo tema.

Clique aqui para saber como foi o PAINEL sobre Alimentação Escolar realizado no dia 30 de outubro de 2009!

FÓRUM TRAZ PRODUTORES E PREFEITURAS QUE APÓIAM O ABASTECIMENTO DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. SAIBA MAIS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE JUNDIAÍ, ECOCITRUS E A FORMAÇÃO DO CONSÓRCIO E REDES DE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS PARA ABASTECIMENTO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE SÃO PAULO. Clique aqui!

jundiai130Dando continuidade à temática do Painel, foi realizado um Fórum que teve como objetivo apontar experiências de produtores e de prefeituras que apóiam o abastecimento de produtos agroecológicos na alimentação escolar. Saiba mais sobre as experiências de Jundiaí, Ecocitrus e a formação do consórcio e redes de associações e cooperativas para abastecimento da alimentação escolar no estado de São Paulo. Em seguida ao Fórum Merenda Escolar BioFach América Latina/ExpoSustentat 2009 foi realizado um Workshop de Gastronomia com a chef Claudia Mattos.

Clique aqui para saber mais.


<< voltar