CONHEÇA AS APRESENTAÇÕES DO SEMINÁRIO MESATUR BRASÍLIA






 

O seminário MesaTur Brasília foi realizado dias 21 e 22 de junho de 2011, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Participaram da mesa de abertura

Mesa de abertura

Terceiro Secretário da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
Deputado Joe Valle
Secretário de Turismo do Distrito Federal,
Luis Otavio Rocha Neves;
Secretário de Agricultura do Distrito Federal,
Lúcio Taveira Valadão;
Presidente da  Emater /DF,
José Guilherme Tollstadius;
Gerente de Agronegócios do SEBRAE Nacional,
Ênio Queijada ;
Coordenador do Projeto Organics Brasil e Representante do IPD,
Ming Liu;
Diretora do Planeta Orgânico,
Maria Beatriz B. Martins Costa;
Presidente da Abrasel–DF,
Jaime Recena

Deputado Joe Valle

Durante a abertura o Deputado Distrital Joe Valle evidenciou que os esforços individuais devem buscar sempre o resultado coletivo. Joe Valle considerou o Seminário MesaTur em Brasília, uma grande oportunidade de unir setores e os indivíduos que atuam nos setores de gastronomia e turismo.

O Secretário de Turismo do Distrito Federal, Sr. Luis Otavio Rocha Neves afirmou que “a Gastronomia é um dos pilares do Turismo, agregando valor através da oferta de alimentos diferenciados”. 

Claudio Langone, Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 / Ministério do Esporte, fez a primeira palestra do Seminário MesaTur Brasília. Langone apresentou a agenda de meio ambiente e sustentabilidade para a COPA 2014, e ressaltou a oportunidade do Brasil frente ao calendário para os próximos anos, iniciando já este ano com o início das Olimpíadas Militares mundiais. A partir de 2012 com a conferência, RIO +20, 2013 com a Copa das Confederações e em 2014 com a Copa do Mundo. O calendário se alonga em 2015 com a Copa América e em 2016 com as Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro.

O tema central da Copa do Mundo da FIFA no Brasil tem objetivos de promover ações na área do meio ambiente e sustentabilidade, na liderança global como país megadiverso, na articulação de iniciativas de sustentabilidade com políticas de inclusão social, visando garantir um legado sustentável para o país. Para o êxito do projeto foi implantado um sistema de governança que inclui a participação das Câmaras Temáticas das Cidades Sedes, a partir desta estrutura são constituídos Núcleos Temáticos de Projetos compostos por órgãos e entidades vinculados aos temas, com a responsabilidade de executar as ações definidas.

Alguns exemplos de Núcleos temáticos são a Certificação de Construção Sustentável das Arenas, a Copa Orgânica e Sustentável, Parques da Copa,  Resíduos e Reciclagem e Mudanças Climáticas. Para cada Núcleo estão sendo definidos os planos de ação para desenvolver as bases de trabalho.

Jaime Recena, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/Brasília, prevê um grande aumento de turistas na cidade de Brasília e mostrou a melhoria da gastronomia  na cidade. A gastronomia em Brasília já ocupa o quarto lugar como centro gastronômico no Brasil.

O painel do Distrito Federal Orgânico e Sustentável, teve a participação do Deputado Distrital Joe Valle, que evidenciou o objetivo de atender os requisitos da FIFA para ter o Distrito Federal como “cidade sustentável”. Joe Valle citou a presença de Brasília na cadeia Pão de Açúcar, cujas l21 lojas e representam seis vezes mais vendas que o consumo da cidade de São Paulo e dez vezes mais do que a cidade do Rio de Janeiro.

Moacyr Lima e Maria Beatriz Martins Costa

Moacir Lima, presidente do Sindicato dos Orgânicos do Distrito Federal, falou sobre o novo paradigma do alimento orgânico, lembrou o inicio do movimento orgânico no DF, com as feiras e o fortalecimento das idéias para criação do sindicato. Segundo Moacir Lima, o Sindicato dos Orgânicos do Distrito Federal é o único que atua ligado a Confederação Nacional de Agricultura, com alto grau de independência. Existem 128 produtores sindicalizados entre  230 produtores orgânicos existentes, e 87 destes são certificados.

O painel de Orgânicos e Valor Agregado da Identificação de Origem, teve a participação do Sr. Enio Queijada, gerente de agronegócios do Sebrae Nacional, que apresentou a capacidade que o sistema Sebrae tem no Brasil e evidenciou a possibilidade de apoiar, em todas as cidades sedes, as articulações entre os serviços turísticos e os diversos produtos com suas respectivas ofertas regionais e nacionais.  As iniciativas do Sebrae no setor de orgânicos incluiu 30 projetos com 1.300 ações, em 17 estados da federação com abrangência em 200 municípios, 140 parceiros e R$ 11 milhões de investimentos em 2011.

A apresentação de Hétel Leepkaln dos Santos, representante do Plano Nacional de Promoção das Cadeias dos Produtos da Sociobiodiversidade, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, Ministério de Desenvolvimento social e combate a fome e a Companhia Nacional de Abastecimento, CONAB, ressalta a megabiodiversidade e diversidade cultural do país.  A Hétel Leepkaln dos Santos também apresentou a Central do Cerrado e a estratégia coletiva de acesso a mercados diferenciados. A Central do Cerrado é um conjunto de cooperativas estabelecidas com 15 empreendimentos, teve origem em

Chef Muriel Dargaud

2004 com uma articulação com 19 organizações coletivas. Comercializam mais de 220 itens, de alimentos, artesanato, óleos, cosméticos e produtos de limpeza.  São 35 organizações em 7 estados brasileiros.

A chef Muriel Dargaud do Slow Food, fez um Workshop de Gastronomia com produtos do Cerrado, seguido de degustação que fez grande sucesso. Entre as delicias apresentadas por Muriel estava uma salada com castanha de baru tipo um gersal. Muriel torrou e moeu a castanha junto com um pouco de sal. Alem disso tinha alface, folhas nativas tipo ora-pro-nóbis, acariçoba, um pouco de cenoura e beterraba ralada e tomate cereja do Cerrado.

 

Clique nos links abaixo para as apresentações do Seminário MesaTur Brasília

Sr. Claudio Langone - Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 / Ministério do Esporte

Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade Copa 2014
________________________________________________________________________________________________________________

Sr. Ênio Queijada - Gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional

Orgânicos e Valores Agregados: De movimento à negócio, da tradição à modernidade

________________________________________________________________________________________________________________

Sra. Hétel Leepkaln dos Santos - Representante do Plano Nacional da Sociobiodiversidade – Ministério do Desenvolvimento Social

Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade

Central do Cerrado “Estratégia coletiva de acesso a mercados diferenciados”
________________________________________________________________________________________________________________

Sr. João Paulo Guimarães Soares - Representante da Embrapa Cerrados

Competitividade e Negócios Sustentáveis no Cerrado

Rastreabilidade de Bovinos no Reino Unido

Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem
________________________________________________________________________________________________________________

Sra. Maria Beatriz B. Martins Costa – Diretora do Planeta Orgânico

Desafios e Oportunidades Copa Orgânica e Sustentável 2014
________________________________________________________________________________________________________________

Sr. Ming Liu – Organics Brasil e Instituto de Promoção do Desenvolvimento

Copa Orgânica e Sustentável – Inclusão Social e Desenvolvimento
________________________________________________________________________________________________________________

Sr. Rodrigo Augusto Coelho Neves - Rede Pão de Açúcar/Brasília

Manual Orientativo Produtos Orgânicos
________________________________________________________________________________________________________________

Sr. Rafael Poubel - Representante Copa Orgânica DF

Copa Orgânica DF
________________________________________________________________________________________________________________

<< voltar