ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE 0 A 12 MESES

Dra Mara Cristina de Sousa Miranda
Nutricionista – Empório da Papinha

No inicio a amamentação deve ser um momento único entre mãe e filho – calmo e repleto de carinhos e trocas de olhares.

A partir do sexto mês é recomendada a introdução de novos alimentos e a mãe, seja ela de primeira viagem ou não, fica em duvida de como iniciar esta introdução.

A primeira dica é a escolha de alimentos orgânicos que são mais saborosos e cultivados sem agrotóxicos, aditivos químicos ou modificações moleculares em sementes, alem de serem economicamente sustentáveis, pois preservam os recursos naturais, estabelecendo o equilíbrio entre a natureza e o homem. Alguns estudos científicos sugerem que os alimentos orgânicos são melhores para a nossa saúde, pois o seu valor nutricional é maior do que aqueles produzidos convencionalmente. Atualmente encontramos desde cereais, carne, frango, toda linha de laticínios e até papinhas e comidinhas para bebes, totalmente orgânicos, alem de alguns condimentos e outros produtos de mercearia seca que são comercializados em redes de supermercados e diversas lojas.

No 06º mês inicia-se a introdução de frutas – suco ou papa. No inicio recomenda-se oferecer somente um tipo de fruta nova a cada 02 dias e em pequenas porções para testar a tolerância do lactente ao novo alimento.

A partir daí recomenda-se a introdução gradativa até que a criança receba por volta do 8º mês duas papas de frutas e duas papas salgadas por dia, seguindo sempre a orientação do nutricionista ou pediatra.

As mães têm receio de que a criança não consiga triturar algum pedaço de alimento, principalmente a carne, ou que possam se engasgar, mas é importante que saibam que a criança partir de cinco ou seis meses, levando em consideração o seu desenvolvimento, tem defesas motoras e conseguem expelir os alimentos que não consegue engolir.

Para o preparo dos alimentos, recomenda-se o cozimento de pedaços grandes de carne, por exemplo, e após desfiá-los. O peixe pode ser introduzido como rotina, a menos que haja alguma historia familiar de alergia a produtos marinhos.

Foi elaborado em 2002 um guia alimentar com os 10 passos da alimentação saudável para crianças menores de 02 anos, com o objetivo de auxiliar a promoção de uma alimentação saudável, são eles:

PASSO 1 – Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.

PASSO 2 – A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais, quando possível.

PASSO 3 – A partir dos seis meses, dar alimentos complementares como cereais, tubérculos, carnes, legumes e frutas, três vezes ao dia se a criança receber leite materno e, cinco vezes ao dia se estiver desmamada.

PASSO 4 – A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.

PASSO 5 – A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas / purês), e gradativamente aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família.

PASSO 6 – Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

PASSO 7 – Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

PASSO 8 – Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

PASSO 9 – Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.

PASSO 10 – Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

 

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