Nora Pouillon

 norachef

Quando Nora Pouillon foi para os Estados Unidos em 1965, ficou impressionada com a diferença entre os métodos de agricultura daquele país e os usados na Áustria, onde cresceu. Uma pioneira, Nora foi a primeira a introduzir a comida orgânica em Washington, 22 anos atrás. Em 1990 seu restaurante “NORA” foi o primeiro dos Estados Unidos a receber uma certificação orgânica, porque o conceito orgânico pode ser reconhecido desde a água até os uniformes. O compromisso que Nora tem com a vida saudável vai além da cozinha. Entre outras ocupações, ela é membro da “Organic Trade Association”, membro fundadora da “Chefs Collaborative” e foi a líder da campanha “Dê uma pausa ao Peixe Espada” da NRDC/SeaWeb. Ela também faz parte do quadro das “Women & Restaurateurs”, do “National Foundation for Alternative Medicine International Comittee on Alternative & Complementary Medicine” , da “Les dames d’Escoffier” e do “American Institute of Food & Wine.

A “International Association of Culinary Professionals “(IACP) nomeou Nora “Chef of the Year”- Prêmio de Excelência. Nora dá conferências em todo os Estados Unidos sobre seu esforço pioneiro nas indústrias orgânicas, promovendo a melhoria no modo de vida e a preservação do meio ambiente. Seu livro “Cooking with Nora” (Cozinhando com Nora), além de ser graficamente muito bonito, traz ótimas receitas orgânicas para a cozinha de todo dia. O restaurante Nora recebeu a cotação de 4 estrelas do guia “Mobil Travel Guide 2001″, está constantemente no “Zagat’s Guide Top 10″, e tem sido votado como um dos 10 Restaurantes mais Saudáveis da “Health Magazine”.

Experimente uma das deliciosas receitas de Nora

Maçã Assada Recheada com Passas e Nozes, com Molho de Caramelo

Ingredientes

frutinh 4 maçãs grandes 

frutinh1 xícara de nozes picadas

frutinh7 colheres de sopa de açúcar mascavo

frutinh2 colheres de sopa de manteiga

frutinh Molho de Caramelo (ver abaixo)

frutinh Folhas de hortelã para enfeitar

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno

Remova com cuidado o interior da maçã.

Faça uma pasta misturando as passas, as nozes picadas, o açúcar, a manteiga.Faça uma forma de cilindro com este recheio e preencha o mais que puder cada maçã que foi préviamente esvaziada.

Coloque as maçãs numa travessa e coloque água ou cidra suficiente para cobrir o fundo da travessa.

Ponha no forno e deixe assar por 45-60 minutos, até que as maças possam ser furadas facilmente com a ponta de uma faca.

Apresentação: Coloque um pouco de molho de caramelo no centro de cada prato e no meio a maçã. Enfeite com umas folhinhas de hortelã.

folhfinal

Molho de caramelo

Fazer este molho pode demorar mais do que você imaginava. Seja paciente e cuidadosa e você fará um molho delicioso.

O molho de caramelo pode ficar cremoso juntando duas colheres de sopa de creme de leite calda de açúcar.

1 xícara de água quente

½ xícara de açúcar

Aqueça o açúcar numa pequena panela num fogo médio, até que ele fique corado, 5-7 minutos .

Acrescente a água quente cuidadosamente; ela pode saltar porque o açúcar estará muito quente. Deixe ferver mexendo com uma colher de metal até que o caramelo dissolva e que o molho fique caramelizado. Tire a panela do fogo. O molho vai engrossando a medida que vai esfriando.
Bom apetite!

 norabann

Restaurantes Nora e Asia Nora: Restaurantes orgânicos de Washington
que oferecem cozinha americana e asiática utilizando ingredientes frescos orgânicos.

Restaurante Nora
2132 Florida Ave, NW
202-462-5143

Asia Nora
2213 M Street,  NW
202-797-4860

folhfinal

 

<< voltar