Insumos Químicos e Minerais

Caldas como Defensivos Agrícolas Alternativos

1.1 Caldas Cúpricas

Calda Bordalesa
É indicada no combate a fungos e bactérias quando aplicada preventivamente, podendo também ter ação repelente. O sulfato de cobre é um produto de elevado efeito fúngico e bacteriostático, prevenindo vários tipos de moléstias como o míldio, manchas foliares, requeimas, ferrugens, etc.Preparada através da mistura de sulfato de cobre e cal virgem (como corretor do pH), sua concentração difere de acordo com o tipo de planta ou espécie vegetal, das condições climáticas, do grau de infestação da doença e da fase de crescimento da planta

Calda Viçosa
Funciona na prevenção a doenças fungicas e como nutriente foliar. Ela é, na verdade, uma calda Bordalesa com adição de micronutrientes.

Biomicron
Adubo foliar pronto, rico em cobre e micronutrientes, usado no tratamento preventivo e curativo de doenças fungicas e bacterianas.

 

1.2 Calda Sulfocálcica

Indicada como acaricida, inseticida e fungicida, no tratamento de fruteiras e hortaliças, é aplicada tradicionalmente no inverno e, ultimamente, também no verão, durante o período vegetativo da planta, utilizando-se nesse caso, concentrações bem menores.
Esta calda é preparada com enxofre e cal virgem.

 

2. Minerais e suas Misturas

Bórax
Adubo pronto, utilizado no fortalecimento do milho contra a lagarta-do-cartucho.

Hidróxido e Óxido de Cálcio
São utilizados na desinfecção de produtos vegetais em pré-plantio, como por exemplo a batata semente, assim como no pós colheita, no combate de fungos e bactérias das batatas. O óxido de cálcio também é utilizado na desinfecção de estufas e instalações de criação de animais.

Enxofre
Recomendado para o controle de ácaros em fruticultura e horticultura, na forma de pó molhável.

Molibdênio
Fortifica as plantas, levando-as a produção mais elevada de proteínas e tornando-as assim, menos atrativas às saúvas.

Pasta Bordalesa
É recomendada para aplicação em cortes após a poda, assim como em áreas doentes como cancros do tronco e ramos principais das fruteiras.

Pasta de Enxofre
Utilizada no pincelamento ou caiação do tronco e ramos, na prevenção do ataque de brocas e cochonilhas.

Permanganato de Potássio
Controla o ataque de pulgões, lagartas, besouros, ácaros, mosca branca e algumas doenças fungicas como o mildio e o oídio.

Cloreto de Sódio (sal)
É empregado em pequenas hortas domésticas e comunitárias, no combate aos pulgões, lagartas de repolho, lesmas, caramujos e moscas brancas.

 

3. Óleos e suas Misturas

O óleo pode ser de origem mineral, vegetal ou de peixe, tendo ação inseticida eficiente principalmente no combate as cochonilhas. Além de aplicado em sua forma pura, pode também ser adicionado a vários defensivos, como por exemplo a calda bordalesa.

Fonte: “Defensivos Alternativos”, Silvio Roberto Penteado; In: Curso Regional em Agricultura Orgânica, Piracicaba: E.J. Ambrosano, 2000.

insuagro2

 

 

 

Clique aqui para a primeira parte desta série.

<< voltar